Title: | Uma proposta didático-metodológica para o ensino do Eletromagnetismo no Ensino Médio: contribuições da literatura da área |
Author: | Silva, Eric Douglas Ferreira da |
Abstract: |
Este trabalho de conclusão de curso é uma proposta didáticometodológica para o ensino do eletromagnetismo no ensino médio, nas quais são usadas algumas estratégias de ensino como HFC (história e filosofia da ciência), enfoque CTS (ciência, tecnologia e sociedade) e experimentação, tudo isso dentro de uma perspectiva baseada nos 3MP (três momentos pedagógicos). A estrutura do trabalho consiste em uma introdução, onde são apresentadas as motivações e os objetivos do trabalho, um referencial teórico, que foi usado para fundamentar as aulas, a proposta em si, sucedida por uma reflexão e as considerações que se destacam. Tanto nos aspectos positivos, tais como, os pontos em que as diversas estratégias articuladas se fortalecem para uma visão mais adequada da natureza da ciência e para a formação do cidadão, quanto nos desafios a serem enfrentados, tais como, as dificuldades em planejar uma sequência de aulas sob a perspectiva dos três momentos pedagógicos aliada a todas as estratégias adotadas em um curto intervalo de tempo, sem que elas fiquem desconexas ou superficiais. Palavras-chave: momentos pedagógicos, história e filosofia da ciência, ciência, tecnologia e sociedade, experimentação, eletromagnetismo. ABSTRACT This work is a didactic proposal for the teaching of electromagnetism in high school, that englobes teaching strategies such as HFC (history and philosophy of science), CTS (Science, technology and society) and experimentation, all within a perspective based on 3MP (three pedagogical moments). The structure of the work consists of an introduction, which presents the motivations and objectives of the work, a theoretical reference, which was used to base the classes, the proposal itself, succeeded by a reflection and the considerations that stand out. Both in the positive aspects, such as the points in which the various articulated strategies are strengthened for a more adequate view of the nature of science and for the formation of the citizen, as well as in the negatives such as the difficulties in planning a sequence of classes from the perspective of the three pedagogical moments and with all these strategies in a short period of time, without them becoming disconnected or superficial. Keywords: pedagogical moments, history and philosophy of science, science, technology and society, experimentation, electromagnetism. |
Description: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193646 |
Date: | 2018-12-05 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
TCC ERIC A5.pdf | 512.9Kb |
View/ |