Abstract:
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O presente trabalho busca fazer uma breve reflexão sobre o Ensino Religioso (ER), através da reflexão ousou-se tentar analisar e compreender os processos percorridos pelo mesmo para firmar-se como disciplina nas escolas públicas do Brasil. As questões que levaram a escolha do tema e a análise foi entender o porquê no decorrer dos anos as divergências e convergências foram sobre a validação ou não do ensino religioso como disciplina regular, e se sim, como isto devia ser passado adiante, quem devia se responsabilizar pela educação religiosa se o Estado ou as entidades religiosas. Para garantir êxito este trabalho inicia com uma reflexão sobre a religião onde será possível entender por que em algum ponto do tempo se julgou desnecessário que as escolas públicas ensinassem religião as suas crianças e adolescentes. Uma hipótese para este processo é a superação do esquema binário Igreja-Estado, seguido do caso do declínio da religião, do pluralismo religioso, a chegada da modernidade, acendida com o processo de secularização e principalmente com a laicidade do Estado. Estas reflexões foram confecçionadas a partir de leituras e análises de artigos sobre o ensino religioso e alguns textos de sociologia e antropologia para a reflexão da religião. |