Técnica, história, conhecimento: um estudo de caso do método Ashtanga Yoga

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Title: Técnica, história, conhecimento: um estudo de caso do método Ashtanga Yoga
Author: Aquino, Bárbara de Souza
Abstract: Esta dissertação baseou-se em uma pesquisa sobre como se dá a relação entre teoria e prática no desenvolvimento de uma prática de yoga. A pesquisa de campo aconteceu em uma escola de yoga na cidade de Florianópolis, no sul do Brasil, na qual se pratica uma metodologia específica denominada Ashtanga Yoga, que foi propagada pelo mestre indiano Sri K. Pattabhi Jois. Nessa escola, a pesquisadora foi também aluna, praticante e passou porum período de treinamento para ser professora, o que delineou as linhas do texto. Além de um olhar para a prática, buscou-se trazer também uma abordagem histórica. Isso porque o yoga é, comumente, afirmado enquanto uma tradição milenar e atemporal , fazendo com que a história seja referenciada de forma utilitária, afim de promover a autoridade e legitimidade do yoga. Simultaneamente, o yoga vem sendo praticado através de uma diversidade de formas ao longo do tempo, inclusive em laboratórios científicos, em parques urbanos, além das próprias escolas de yoga. Dessa forma, o fazer e essa lógica específica de se contar a história ganham um caráter bastante complexo.Abstract : This thesis was based in an investigation about how is the relationship between theory and practice in the development of a yoga practice. The field research happened at a yoga school in the city of Florianopolis, south Brazil, where people teach and practice a specific methodology of yoga that is called Ashtanga Yoga, which was propagated by the Indian guru Sri K. Pattabhi Jois. At this school, the researcher besides being a student and practitioner, also passed through a teacher training, experiences that outlined the lines of this text. Beyond a look at practice, an historical approach was also taken. This because yoga is, commonly, affirmed as a millenary tradition or as timeless , in this context history is referenced in a utilitarian way, in order to promote the authority and legitimacy of yoga. Simultaneously, yoga has been made in a diversity of forms through time, including in science labs, public squares, besides the schools of yoga. In this way, the making and this specific logic of telling history, get a rather complex character.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193327
Date: 2018


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