Agricultura orgânica em circuito de proximidade: o caso do grupo de produtores Flor do Fruto (Biguaçu – SC)

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Agricultura orgânica em circuito de proximidade: o caso do grupo de produtores Flor do Fruto (Biguaçu – SC)

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Título: Agricultura orgânica em circuito de proximidade: o caso do grupo de produtores Flor do Fruto (Biguaçu – SC)
Autor: Luz, Gisella Maria da
Resumo: O Estudo de caso corresponde ao contato de cinco anos com um grupo, que obteve a certificação conforme os ideais da Rede Ecovida, na forma participativa. Durante todos os anos houve interação com alguns membros mais atuantes na venda direta (feiras). Houve desistência de alguns membros por divergências com o escoamento total da produção e inserção de novos integrantes. Todo o processo de observação teve como base alguns conceitos que eram repetidos sem muita consciência da sua correspondência inclusive pelos agentes como: Agroecológico e Orgânico. Dentro de um ideal crescente internacional de produção com redução de toxinas derivadas dos aditivos químicos, utilizados normalmente na agricultura em larga escala que busca a quantidade e aspectos que agradem o consumidor, itens que nem sempre o produtor de orgânicos conseguem alcançar. Tendo em vista que muitos membros apresentaram um afastamentos das atividades rurais é feita uma revisão histórica das condições relacionadas as formas de produção e a inserção do atual busca internacional de produção. Além de cumprir os pré requisitos da certificadora como as barreiras ecológicas nas divisas da propriedade, os cuidados com a contaminação das águas e o uso apenas de elementos fitossanitários para o controle de alguma praga, elementos estes bastante restritos. Para a comercialização em supermercados o meio mais comum corresponde a entrega da produção a uma agroindústria que beneficiará o produto e embalará para evitar a contaminação, elementos que correspondem as exigências de segurança. Na venda direta o maior problema entre os agricultores é o desprendimento de mais de um integrante no dia de venda e o tempo destinado a organização e limpeza dos produtos a serem comercializados. Principalmente se o agente não possui variedade de produtos para ofertar ou sua produção é pequena não tendo como ganhar pela quantidade. Com visitas aos locais de produção e comercialização pôde-se fazer um mapeamento deste fluxo das produções até os consumidores.The case study corresponds to the five-year contact with a group, which obtained certification according to the ideals of the Ecovida Network, in a participative way. During all the years there was interaction with some more active members in the direct sale (fairs). There were withdrawals from some members due to disagreements with the total outflow of production and insertion of new members. The whole process of observation was based on some concepts that were repeated without much awareness of their correspondence including agents such as: Agroecological and Organic. Within a growing international ideal of production with reduction of toxins derived from chemical additives, normally used in large scale agriculture that seeks the quantity and aspects that please the consumer, items that not always the organic producer can achieve. Considering that many members presented a departure from rural activities, a historical revision of the conditions related to the forms of production and the insertion of the current international search for production is made. In addition to complying with the prerequisites of the certifier such as the ecological barriers in the property currencies, the care with the contamination of the waters and the use only of phytosanitary elements to control some pest, elements are very restricted. For the commercialization in supermarkets the most common means corresponds to the delivery of the production to an agroindustry that will benefit the product and pack to avoid contamination, elements that correspond to the safety requirements. In direct selling the biggest problem among farmers is the detachment of more than one member on the day of sale and the time spent organizing and cleaning the products to be marketed. Mainly if the agent does not have variety of products to offer or its production is small not having how to gain by the quantity.With visits to the places of production and commercialization one can do a mapping of this flow of the productions to the consumers.
Descrição: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Geografia
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193119
Data: 2018-10-30


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