Microssimulação de tráfego aplicada na avaliação do desempenho da segurança viária em rotatórias: um estudo de caso na rótula da UFSC/Trindade

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Microssimulação de tráfego aplicada na avaliação do desempenho da segurança viária em rotatórias: um estudo de caso na rótula da UFSC/Trindade

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Title: Microssimulação de tráfego aplicada na avaliação do desempenho da segurança viária em rotatórias: um estudo de caso na rótula da UFSC/Trindade
Author: Balvedi, Guilherme Arpini
Abstract: O contínuo aperfeiçoamento dos simuladores microscópicos de tráfego em conjunto com a intenção pelo desenvolvimento de técnicas capazes de proporcionar diagnósticos prévios de segurança, vem resultando na crescente utilização da simulação de tráfego aplicada na avaliação da segurança de interseções e demais componentes do sistema de tráfego. A fim de contribuir com a utilização da microssimulação de tráfego aplicada na avaliação de segurança de rotatórias, este trabalho utilizou o simulador de tráfego VISSIM para a modelagem de um objeto de estudo real e para a modelagem de uma alternativa de projeto para esse cenário, a luz dos conceitos da turbo rotatória. O cenário existente foi modelado com a utilização de um comportamento de condução que permite a ultrapassagem dentro da mesma faixa em função da largura lateral disponível e da velocidade dos veículos simulados. Foram construídas duas versões para o cenário existente, as quais utilizaram dados reais de um objeto de estudo, coletados durante o pico da tarde. Duas versões para a modelagem do cenário existente foram propostas, onde foram variados os parâmetros responsáveis pelo comportamento lateral, a fim de investigar como estes parâmetros exercem influência na análise de segurança. A análise de segurança foi feita com a utilização do software SSAM para derivação dos indicadores proxy sintéticos de segurança dos modelos de simulação. Duas análises são realizadas onde alterou-se o valor limite do indicador PET para a classificação de um evento como conflito (5,0s e 1,5s). Os indicadores obtidos indicam que o cenário alternativo proposto (turbo rotatória) é mais seguro e gera menos atrasos.Abstract : The continuous improvement of microscopic traffic simulators in addition with the intention to develop techniques capable of providing prior safety diagnoses has resulted in the increasing use of traffic simulation applied in the safety assessment of intersections and other components of the traffic system. In order to contribute with the use of traffic simulation applied in the assessment of roundabouts safety, this work uses the VISSIM traffic simulator to model a real study object and to model a design alternative for this scenario, following the turbo roundabout concepts. The existing scenario was modeled using a driving behavior that allows overtaking within the same depending on the available lateral width and the speed of the simulated vehicles. Two versions were constructed for the existing scenario, which used real data from a study object, collected during the afternoon peak. Two versions for the modeling of the existing scenario were proposed, where the parameters responsible for the lateral behavior were varied, in order to investigate how these parameters influence the safety analysis. The safety analysis is performed using the SSAM software for derivation of the surrogate safety measures from the simulation models. Two analyzes are performed where the threshold value of the PET measure is changed for the classification of an event as a conflict (5.0s and 1.5s). The obtained results indicates that the proposed alternative scenario (turbo roundabout) is safer and generates less delay.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192796
Date: 2018


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