Abstract:
|
A educação física como componente curricular ainda é pouco salientada nas escolas. O esporte ainda se mantém como conteúdo hegemônico das aulas e isso se cristaliza nas “Olimpíadas” da escola estudada. As modalidades, em sua maioria, mantêm o formato do esporte convencional, separado por gênero e enfatizando os mais habilidosos. Para entender a dimensão dessa escolha hegemônica esportiva no processo ensino-aprendizagem dos estudantes, o estudo se deu a partir de questionários aplicados com os estudantes das séries participantes dos jogos, para análise dos seus gostos e participação, bem como do sentido que os mesmos atribuem aos jogos. Assim, ao notar a potência do esporte nos resultados, busquei neste estudo entender a interiorização dos aspectos do mesmo na vida dos sujeitos, na formação do seu habitus escolar e seus efeitos nos jogos e nas aulas de educação física. A pesquisa foi de natureza qualitativa e quantitativa e quanto aos objetivos, método exploratório. Além dos questionários foi feita uma entrevista com um estudante com formação com vista para o esporte de rendimento. Os resultados da pesquisa mostram o gosto dos estudantes pelo esporte e uma possível relação com este por diversão e o lugar da educação física muitas vezes como recreação e lazer |