Abstract:
|
O presente estudo teve como objetivo investigar a temática metodologia de ensino nos TCCs do curso de Licenciatura em Educação Física da UFSC. Tal estudo se mostra importante, pois pretende analisar e debater os dados obtidos através de fragmentos retirados das monografias. Observar abordagens ligadas á Educação Física escolar como: docência, metodologia de ensino, concepções pedagógicas. Estudar os trabalhos de conclusão de curso é entender, sobretudo, verificar como cada metodologia se encaixa dentro do tema proposto pelo acadêmico. A questão investigativa está formulada nos seguintes termos: que metodologias estão presentes nos trabalhos de conclusão de curso, reflexos do que foi aprendido na própria graduação, e até mesmo, relatos sobre as suas atuações nos campos de estágio obrigatório. Desta maneira, decorreu o seguinte objetivo: verificar nos trabalhos de conclusão de curso, quais metodologias foram empregadas pelos graduandos em licenciatura, tal como a elaboração de seus TCCs. Trata-se de uma pesquisa teórica tendo por base uma análise documental nos trabalhos de conclusão de curso. A análise de dados foi orientada pelos seguintes elementos metodológicos: numa combinação que utilizará aspectos da análise temática (modalidade de análise de conteúdo) e da análise hermenêutica-dialética, ambas tratadas por Minayo (2008). O passo seguinte será a elaboração de um relatório final de pesquisa, composto por quadros interpretativos, que fazem relação com as questões de pesquisa a partir dos achados no levantamento dos campos empíricos delimitados. Com base nos 21 TCCs do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFSC estudados, constatou-se que as três metodologias mais encontradas foram a Critico-Emancipatória, Crítico-Superadora e as Aulas Abertas às Experiências. |