Análise da influência do aditivo químico estabilizante Con-Aid® CBR-Plus® nas propriedades de um solo residual de gnaisse utilizado como subleito de vias permanentes.

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Análise da influência do aditivo químico estabilizante Con-Aid® CBR-Plus® nas propriedades de um solo residual de gnaisse utilizado como subleito de vias permanentes.

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Título: Análise da influência do aditivo químico estabilizante Con-Aid® CBR-Plus® nas propriedades de um solo residual de gnaisse utilizado como subleito de vias permanentes.
Autor: Maestri, Felipe Ruon
Resumo: É comum, em obras da construção civil, a necessidade de realizar um tratamento adequado do solo, mudando suas características até que o mesmo alcance as propriedades físicas e mecânicas adequadas para o projeto. Em obras de pavimentação de rodovias e ferrovias, a técnica de tratamento do solo utilizada é a estabilização. Atualmente existe grande variedade de técnicas de estabilização do solo, entre as quais, está a estabilização química através do aditivo Con-Aid® CBR-Plus®. Produto químico atóxico que vem sendo comercializado no mercado nacional e, quando diluído em água e aplicado, possui resultados inovadores, como aumento da resistência natural e impermeabilidade do solo, e redução de formação de pó e lama. Para o projeto da superestrutura de uma ferrovia, onde o subleito deve suportar elevadas cargas provindas da superestrutura e material rodante, esses resultados são muito satisfatórios. A partir disso, este é um trabalho experimental, que tem como objetivo avaliar as mudanças presentes nas propriedades, físicas e mecânicas, de um solo residual da região de Joinville com o uso do aditivo químico estabilizante Con-Aid® CBR-Plus®, e assim, avalia-lo como subleito de pavimentos, com foco em ferroviários. Através dos ensaios de caracterização física nota-se que o solo é residual de gnaisse é predominantemente siltoso pertencente ao grupo A-5 no quadro HRB, considerado ruim quando utilizado como fundação de pavimentos. O solo aditivado apresentou melhorias como aumento de até 27 % no valor de ISC, e redução de 70 % da expansão. Essas melhorias são consideradas pequenas, o que é condicente com o baixo teor de argila presente neste solo residual (material que reage com o aditivo). Com isso, concluiu-se que, para este tipo de solo, a utilização do aditivo químico não altera as propriedades requeridas de modo que o torne satisfatório para utilização como subleito de pavimentos ferroviários. Porém, para solos mais argilosos, a tendência é que a utilização do produto se torne viável.It’s common, in construction works, the need to perform a proper treatment of the soil, changing its characteristics until it reaches the physical and mechanical properties suitable for the project. In paving works on highways and railways the soil treatment technique used is stabilization. Currently, there is a wide variety of soil stabilization techniques, including chemical stabilization through the Con-Aid® CBR-Plus® additive. A nontoxic chemical product that has been commercialized in the national market and, when diluted in water and applied, has innovative results, such as increase of natural resistance and soil impermeability, and reduces the formation of dust and mud. For the design of the superstructure of a railway, where the subgrade must withstand heavy loads from the superstructure and rolling stock, these results are satisfactory. By that, this is an experimental work, whose objective is to evaluate the changes in the physical and mechanical properties of a residual soil of Joinville’s region with the use of the chemical stabilizer Con-Aid® CBR-Plus®, and thus, evaluates it as a pavement foundation, focusing in railways. The physical characterization tests shows that the gneiss residual soil is predominantly siltous, belonging to group A-5 of the HRB, considered bad when used as foundation of pavements. The additive soil presented improvements such as up to 27% increase in CBR value, and a 70% reduction of expansion. These improvements are considered small, which is consistent with the low clay content present in this residual soil (material that reacts with the additive). Therefore, it was concluded that, for this type of soil, the use of the chemical additive does not alter the required properties in a way that renders it satisfactory for use as subgrade of railway pavements. However, for more clayey soils, the tendency is for the use of the product to become viable.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Ferroviária e Metroviária.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192077
Data: 2018-11-30


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