Barreiras e facilitadores para adesão e aderência de praticantes de Zouk Brasileiro em Florianópolis e São José

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Barreiras e facilitadores para adesão e aderência de praticantes de Zouk Brasileiro em Florianópolis e São José

Mostrar registro completo

Título: Barreiras e facilitadores para adesão e aderência de praticantes de Zouk Brasileiro em Florianópolis e São José
Autor: Secco, Larissa
Resumo: A dança de salão é uma prática social que consiste na interpretação improvisada da música a partir do movimento corporal do casal, por meio de técnicas de condução e resposta. Entre os diferentes estilos, o Zouk Brasileiro tem conquistado inúmeros adeptos tanto no país quanto internacionalmente, o que motivou o presente estudo a investigar as barreiras e facilitadores para adesão e aderência de praticantes de Zouk Brasileiro em Florianópolis e São José, Santa Catarina. Os dados foram coletados em setembro de 2018, por meio de um questionário adaptado de instrumentos já existentes na literatura. Os dados foram analisados no pacote estatístico do programa STATA, versão 15.0. Na estatística descritiva, foram empregadas as frequências absoluta e relativa, média aritmética e desvios-padrão. Na estatística inferencial, foi empregada a regressão de Poisson com variância robusta. Participaram do estudo 124 alunos de Zouk Brasileiro nas academias que foram vinculadas à Associação Catarinense de Dança de Salão. A maioria da amostra foi composta por mulheres (58,1%) e a média de idade foi de 34,1 ± 10.7 anos. Com relação as características da prática, (66,3%) relataram praticar o estilo uma vez na semana, junto com pelo menos dois outros estilos da dança de salão (70,2%) e o fazem há menos de um ano (43,6%). Notou-se baixo relato de barreiras para a prática (23,7%). O principal fator para a adesão pessoal foi o interesse pela modalidade (52,6%), seguido de “convite de amigos” (17,4%). A afinidade com o professor foi apontada como o principal fator na adesão (52,5%) e aderência ambiental (62,4%) e, para os componentes de maior importância em uma aula do estilo, foi evidenciado o método de ensino do(s) professor(es) (86,8%). Com isto, conclui-se que o professor tem um papel muito importante tanto na adesão quanto no processo de aderência na modalidade, reforçando a importância da qualificação dos profissionais não somente por parte técnica, mas também na questão de relacionamento e atenção aos aspectos motivacionais dos praticantes.Ballroom dancing is a social practice that consists on the improvised interpretation of the music through the body movement of a couple, by means of leading and follow techniques. Among the different styles, Brazilian Zouk has attracted countless followers not only in the country, but internationally as well, what motivated this study to investigate the barriers and facilitators for adhesion and adherence of Brazilian Zouk students in Florianópolis and São José, Santa Catarina. The data was collected in September, 2018, using a questionnaire adapted from others that already exist in the literature. The data was analyzed in the STATA software package, version 15.0, where the absolute and relative frequencies, arithmetic mean and standard deviations were used in the descriptive statistics. For the inferential statistics, the regression presented by Poisson was used with a robust variance. One hundred and twenty-four students, from both sexes, participated on the study. They are students of Brazilian Zouk in dance schools associated to the Santa Catarina Organization of Ballroom Dance, aged 18 and over. The majority of the data consisted on women (58,1%), with the mean age being 34,1 ± 10.7 years. In relation to the characteristics of practice, (66,3%) affirmed that they practice the modality once a week, along with at least two other modalities (70,2%), and they study it less than a year (43,6%) It can be noticed a low report of barriers to practice the style (23,7%). The main factor for personal adhesion was the interest in the modality (52,6%), followed by “friends invitation” (17,4%). The affinity with the teacher was pointed out as the main factor for environmental adhesion (52,5%) and adherence (62,4%) and, for the components of greater importance in a class of the modality, the teaching style was highlighted (86,8%). With this, it can be concluded that the teacher has a main role both in the adhesion as in the adherence of Brazilian Zouk, what reinforces the importance of professional qualification, not only related to technique, but also in the issue of personal relationship and motivational aspects for the students.
Descrição: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física - Bacharelado.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191974
Data: 2018-11-22


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC II - LARISSA SECCO -.pdf 1.527Mb PDF Visualizar/Abrir TCC - Larissa Secco

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar