Desempenho Físico e técnico-tático de praticantes de voleibol do sexo feminino de diferentes níveis de jogo

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Desempenho Físico e técnico-tático de praticantes de voleibol do sexo feminino de diferentes níveis de jogo

Mostrar registro completo

Título: Desempenho Físico e técnico-tático de praticantes de voleibol do sexo feminino de diferentes níveis de jogo
Autor: Borges, Maria Luisa da Silva
Resumo: Na prática do voleibol, o desempenho esportivo das praticantes independente do estágio de aprendizado depende de múltiplos fatores, tais como força explosiva, agilidade, potência e seu desempenho técnico-tático. O objetivo do estudo foi analisar e comparar o desempenho físico e técnico-tático em praticantes de voleibol do sexo feminino de nível iniciante e aperfeiçoamento. O estudo foi realizado com alunas da disciplina de Educação Física Curricular Voleibol Feminino: iniciação (n=9) e aperfeiçoamento (n=9). Para a realização das avaliações foram realizados o teste de agilidade T, teste de saltos verticais (Squart Jump e Countermovement Jump) e de arremesso de medicine ball e uma filmagem para analisar o desempenho técnico-tático em termos de eficiência e eficácia das ações de saque, recepção, ataque e defesa. Os resultados mostraram que houve uma diferença nos testes físicos entre os grupos no teste de agilidade p=0,04, na altura do CMJ p= 0,05, altura do SJ p= 0,02 e potência no SJ p= <0,01sendo maior para o grupo aperfeiçoamento quando comparado ao grupo iniciante. Em relação aos parâmetros de desempenho técnico-tático na ação de saque as duas equipes não apresentaram diferença. Na ação da recepção e ataque o grupo aperfeiçoamento teve maior pontuação no componente da eficiência e eficácia, já na ação de defesa o grupo aperfeiçoamento é melhor, no componente da eficiência, porém, para a eficácia, ambos não possuem diferença.In volleyball practice, the sports performance of practitioners, regardless of the stage of learning depends on multiple factors, such as explosive strength, agility, potency and their technical-tactical performance. The objective of the study was to analyze and compare physical and technical-tactical performance in female volleyball players of beginner level and improvement. The study was carried out with female students of the Physical Education Curriculum Volleyball Female: initiation (n = 9) and improvement (n = 9). In order to perform the evaluations, the T agility test, vertical jumping test (Squart Jump and Countermovement Jump) and a medicine ball shot were used to analyze the technical-tactical performance in terms of efficiency and effectiveness of the shooting actions , reception, attack and defense. The results showed that there was a difference in the physical tests between the groups in the agility test p = 0.04, at the time of CMJ p = 0.05, height of the SJ p = 0.02 and power in the SJ p = 01 being greater for the improvement group when compared to the beginning group. Regarding the technical-tactical performance parameters in the service action, the two teams showed no difference. In the reception and attack action, the improvement group had a higher score in the component of efficiency and effectiveness, while in the defense action the improvement group is better, in the efficiency component, but for effectiveness, both have no difference.
Descrição: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física - Bacharelado.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191972
Data: 2018-11-23


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Desempenho físico e técnico-tático.pdf 1006.Kb PDF Visualizar/Abrir TCC Maria Luisa da Silva Borges

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar