Abstract:
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De forma geral o professor de educação física tem contribuição muito significativa quando se trata de prevenir ou prestar atendimento em casos de emergências e primeiros socorros no ambiente escolar. A busca constante pelo movimento proporcionado pelas aulas de educação física e as dificuldades na supervisão durante outras atividades escolares costuma acarretar em acidentes com lesões variadas, devidas inclusive à realização de atividades inadequadas ou em condições estruturais deficientes. Assim, este estudo teve como objetivo levantar os principais tipos, características e fatores contribuintes de emergências e acidentes na Escola de Educação Básica Getúlio Vargas em Florianópolis, bem como a importância deste conteúdo para a conduta responsável dos professores e servidores no ambiente escolar. Foram realizadas entrevistas estruturadas junto a dez professores, sendo estes professores de educação física e servidores-professores atuantes na administração da direção escolar. Os dados encontrados mostraram que os professores e servidores necessitam urgentemente de capacitação em primeiros socorros, aumentando suas percepções em relação às instalações e características dos acidentes na escola, que eles devem obter maior conhecimento a respeito da legislação em vigor, que detalha as conseqüências de atendimentos inadequados e casos omissos, inclusive sugerindo detalhes para elaboração de um protocolo de atuação para os casos recorrentes |