Abstract:
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O presente trabalho aborda a Educação Integral e o esporte como seu conteúdo, a partir da análise de documentos e revisão da bibliográfica especializada. O estudo desdobra-se também a partir de uma experiência de estágio escolar, realizada no curso de formação em Educação Física. Trata-se de um estudo que busca refletir uma situação de aplicação da Educação Integral, o Programa Mais Educação, em uma escola pública de Florianópolis, e tem por objetivo analisar uma das atividades deste Programa, o futsal, e as suas relações com elementos também destacados pela literatura especializada, tais como: relação com o tempo, com o espaço, com a comunidade, com o professor/educador e com o currículo. A partir das análises percebe-se que alguns pontos destes elementos se apresentam distantes das idéias que sugerem as propostas de Educação Integral, entre elas o Mais Educação. Verifica-se ainda que estas relações e as aplicações destas propostas na escola pública precisam de muitos avanços, principalmente naquilo que se refere a uma melhor articulação entre políticas públicas e as ações concretas e possíveis de serem implementadas no atual contexto da educação brasileira. |