Técnica espelho: para compreender este fenômeno num grupo comunitário de ginástica para a terceira idade

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Técnica espelho: para compreender este fenômeno num grupo comunitário de ginástica para a terceira idade

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Title: Técnica espelho: para compreender este fenômeno num grupo comunitário de ginástica para a terceira idade
Author: Fernandes, Carolina Noronha
Abstract: Introdução:O aumento da expectativa de vida tem como conseqüência o aumento do número de pessoas idosas, e essa é uma tendência mundial. Segundo a OMS (2006) até 2025 o Brasil será um dos países com maior número de idosos. Desta forma, tem se intensificado a busca por um envelhecer com mais qualidade de vida, e um dos caminhos para atingir tal objetivo tem sido a prática de atividades físicas. A PMF oferece desde 2000 o Programa Viver Ativo para a Terceira Idade de diversas regiões da grande Florianópolis tendo como atividades: ginástica, dança, vôlei adaptado, grupo de convivência, ILPI‟s (Instituições de Longa Permanência para Idosos) e diversas atividades culturais e de lazer ao idoso. Objetivo: Verificar a influência da „técnica espelho‟ na consciência corporal dos idosos praticantes de ginásticas do programa Viver Ativo do bairro Ribeirão da Ilha, grupo Canto do Rio. Metodologia: A pesquisa foi do tipo descritiva e a análise dos dados foi realizada de forma qualitativa e quantitativa para uma melhor interpretação e exposição dos resultados. Participaram do estudo alunos que freqüentam as aulas de ginástica do programa referido, com idade igual ou superior a 60 anos. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista, com questões que englobaram o conhecimento da consciência corporal, imagem corporal e a prática de atividade física, com o enfoque na prática da técnica espelho. Resultados: Com relação ao termo „consciência corporal‟, 80% dos idosos entrevistados entendem que este termo significa „cuidado e saúde com o corpo‟; para 10% dos sujeitos, significa „limites do corpo‟ e para outros 10% é „sentir-se bem/felicidade‟. Quanto ao conceito de „imagem corporal/boa postura corporal‟, 73% dos idosos colocaram „coluna reta‟ como resposta a estes termos; 20% dos entrevistados responderam „fazer ginástica‟ e apenas 7% do grupo apresentaram como resposta colocar mais atenção no corpo. Tendo como base para os próximos questionamentos a „técnica espelho‟, 87% do grupo verificaram mudança na realização dos movimentos realizados na aula de ginástica quando utilizada esta técnica. Apenas 13% não verificaram nenhuma mudança. 73% dos idosos responderam que houve mudança na dinâmica da aula, com relação a uma maior concentração no que cada um estava fazendo, não mais do que os outros realizavam. 27% dos sujeitos não vêem diferença neste aspecto. Finalizando as perguntas, a última foi com relação à professora, se a mesma ainda tem que fazer muitas correções nos exercícios, mesmo utilizando à „técnica espelho‟. 73% responderam que não, sentem-se mais autônomos e 27% responderam „sim‟ a este questionamento. Através das falas dos idosos verificou-se uma melhora na dinâmica da aula, diminuição de conversas entre os idosos e maior atenção nos exercícios que estavam realizando. A importância da modalidade na vida desses idosos está ligada a sociabilidade e os resultados positivos mais apontados foram melhora na memória, lateralidade, atenção em si, capacidade cardiovascular, disposição e os aspectos sociais. Conclusão: Há influência positiva da utilização da „técnica espelho‟ na realização dos movimentos propostos nas aulas de ginástica. Sobre esta modalidade, de acordo com a amostra selecionada, é uma atividade que realizam por prazer e contribui para a manutenção de uma vida saudável.
Description: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191429
Date: 2010-11-30


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