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O problema de pesquisa surgiu de uma proposta feita em sala de aula, na disciplina Corporeidade, tendo como tema estudar a Improvisação no Jazz enquanto situação propiciadora de „estados de atenção excepcionais‟ e, por conseguinte, como relacioná-la à área da Educação Física. O objetivo da pesquisa é compreender o que seja criatividade e improvisação, ao menos em aspectos gerais ou de aproximação aos fenômenos, por acreditarmos que a partir desta compreensão seja possível formular outros questionamentos acerca dessa temática e estender a discussão a outros enfoques de pesquisa, entre eles e principalmente, o campo de investigação e intervenção da Educação Física. Falar de criatividade e improvisação é falar das forças interiores da criação espontânea. É falar do lugar de onde a vida e a arte vêm. Portanto, é importante percebermos desde já que ao tratarmos estes assuntos estaremos tratando de nós mesmos, enquanto seres vivos e humanos, sobre o nosso próprio operar na linguagem. Falamos em movimento humano sem saber o que é hoje um ser humano. Somos movimento, sim, mas o que será o movimento, humano? A Educação Física enquanto disciplina auxiliar na formação de seres humanos deve assumir estas questões em suas pautas investigativas e interventivas. Nisso a criatividade, conforme cremos, deverá necessariamente participar, pois como vimos até aqui, ela se mostra perfeitamente inseparável do que seja o ser humano e a própria vida. |
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