As Implicações Pedagógicas e Metodológicas do Ensino do Futsal como meio de Iniciação Esportiva: uma revisão de Literatura

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

As Implicações Pedagógicas e Metodológicas do Ensino do Futsal como meio de Iniciação Esportiva: uma revisão de Literatura

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Monte, Adilson André Martins
dc.contributor.author Gonçalves, Vagner Eduardo
dc.date.accessioned 2018-11-20T18:18:20Z
dc.date.available 2018-11-20T18:18:20Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191395
dc.description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. pt_BR
dc.description.abstract A partir da década de oitenta a Educação Física no Brasil iniciou o desenvolvimento de concepções de ensino vinculadas a Teorias Críticas da Educação (BRACHT, 1999), dentre elas a Concepção de “Aulas Abertas às Experiências”. Este estudo teve como objetivo compreender possibilidades pedagógicas para a realização desta concepção de ensino na Educação Física Infantil, que têm se originado em um Núcleo de Educação Infantil (NEI), localizado no município de Florianópolis. A necessidade de aproximação das pesquisas da área com a realidade escolar, e a condição da Educação Física Infantil como um campo que clama por legitimidade pedagógica, dirigiram-nos à realização deste trabalho. A pesquisa se deu no próprio contexto escolar, pela observação, registro e interpretação de aulas fundamentadas nesta teoria, ministradas por um professor da instituição. Utilizou-se como metodologia a pesquisa exploratória-descritiva. Quanto ao procedimento técnico utilizado, delineamos a pesquisa como um estudo de caso e, como método de interpretação, utilizou-se a hermenêutica, a arte de compreender. Assim, pela interpretação das aulas, a partir da compreensão da legitimidade dos referenciais teóricos, indicamos possibilidades pedagógicas para a realização, na Educação Física Infantil, das “aulas abertas às experiências”, orientadas no aluno, no processo, na problematização e na comunicação. pt_BR
dc.format.extent 32 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Futsal pt_BR
dc.subject Iniciação esportiva pt_BR
dc.title As Implicações Pedagógicas e Metodológicas do Ensino do Futsal como meio de Iniciação Esportiva: uma revisão de Literatura pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Vagner Eduardo Gonçalves.pdf 809.2Kb PDF Visualizar/Abrir TCC_final_Gonçalves

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar