Abstract:
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A partir da década de oitenta a Educação Física no Brasil iniciou o desenvolvimento de concepções de ensino vinculadas a Teorias Críticas da Educação (BRACHT, 1999), dentre elas a Concepção de “Aulas Abertas às Experiências”. Este estudo teve como objetivo compreender possibilidades pedagógicas para a realização desta concepção de ensino na Educação Física Infantil, que têm se originado em um Núcleo de Educação Infantil (NEI), localizado no município de Florianópolis. A necessidade de aproximação das pesquisas da área com a realidade escolar, e a condição da Educação Física Infantil como um campo que clama por legitimidade pedagógica, dirigiram-nos à realização deste trabalho. A pesquisa se deu no próprio contexto escolar, pela observação, registro e interpretação de aulas fundamentadas nesta teoria, ministradas por um professor da instituição. Utilizou-se como metodologia a pesquisa exploratória-descritiva. Quanto ao procedimento técnico utilizado, delineamos a pesquisa como um estudo de caso e, como método de interpretação, utilizou-se a hermenêutica, a arte de compreender. Assim, pela interpretação das aulas, a partir da compreensão da legitimidade dos referenciais teóricos, indicamos possibilidades pedagógicas para a realização, na Educação Física Infantil, das “aulas abertas às experiências”, orientadas no aluno, no processo, na problematização e na comunicação. |