"Uma viagem ao mundo autístico": Educação Física para crianças com transtorno do espectro autista

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

"Uma viagem ao mundo autístico": Educação Física para crianças com transtorno do espectro autista

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Zuchetto, Angela Terezinha
dc.contributor.author Guimarães, Josiane
dc.date.accessioned 2018-11-19T17:21:10Z
dc.date.available 2018-11-19T17:21:10Z
dc.date.issued 2016-07
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191313
dc.description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste estudo descritivo, qualitativo e de campo foi analisar estratégias pedagógicas utilizadas por professores de Educação Física aplicadas em aulas com a presença de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando-se as estratégias pedagógicas desses professores relacionadas a metodologia de ensino, ao relacionamento criança, família e instituição, a especificidade dessas crianças e a relevância da Educação Física na busca do desenvolvimento dessas crianças. A amostra foi composta por cinco professores de Educação Física que trabalham com crianças com TEA em escolas municipais, federais, academia de natação e Associação dos Amigos dos Autistas (AMA). Os dados foram coletados a partir de um questionário com 28 questões abertas, sendo elaborado especialmente para esta pesquisa. O questionário foi aplicado após contato por email e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Os resultados evidenciaram que os professores pesquisados tem conhecimento teórico e prático para trabalhar com crianças com TEA. Conclue-se que para as estratégias pedagógicas terem sucesso, além do embasamento teórico, há necessidade de relacionamento participativo com as famílias das crianças com TEA e outros educadores que trabalham nas instituições, assim como, o olhar atento do professor à individualidade das crianças e as características desse transtorno. As estratégias pedagógicas tiveram êxito quando o professor se possibilitou viajar ao mundo autístico, colhendo pistas para realizar a verdadeira inclusão social, dando possibilidades para a autonomia das crianças com TEA, de modo a garantir um melhor desenvolvimento nos níveis motriz, cognitivo, sociais, comunicativos, enfim na tríade de incapacidades do transtorno autístico. pt_BR
dc.format.extent 79 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Transtorno do espectro autista; pt_BR
dc.subject Estratégias pedagógicas pt_BR
dc.title "Uma viagem ao mundo autístico": Educação Física para crianças com transtorno do espectro autista pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
JOSIANE GUIMARAES.pdf 985.6Kb PDF Visualizar/Abrir TCC_final_Guimarães

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar