A influência da capacidade cognitiva no processo de aprendizagem de alfabetização financeira: uma evidência experimental

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A influência da capacidade cognitiva no processo de aprendizagem de alfabetização financeira: uma evidência experimental

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Costa Júnior, Newton Carneiro Affonso da
dc.contributor.author Paraboni, Ana Luiza
dc.date.accessioned 2018-11-06T03:04:45Z
dc.date.available 2018-11-06T03:04:45Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other 354629
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191110
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2018.
dc.description.abstract Diante de um cenário preocupante, no qual famílias estão apresentando elevados níveis de endividamento, a alfabetização financeira vem se tornando a resposta chave na busca por melhores resultados. No entanto, alguns cursos de finanças pessoais estão se deparando com resultados pouco satisfatórios. Por isso, este estudo buscou analisar a influência da capacidade cognitiva, mensurada pelo Teste de Reflexão Cognitiva (CRT), no processo de aprendizagem de alfabetização financeira de alunos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Assim, aplicou-se um curso de finanças pessoais e investigou-se os níveis de conhecimento, atitude e comportamento financeiros, componentes da alfabetização financeira, antes e depois do tratamento, considerando um questionário estruturado. Além disso, diante das evidências levantadas pela literatura de que vieses cognitivos afetam o desempenho financeiro dos indivíduos, também foi testado se o curso impacta o nível de efeito disposição dos participantes, de modo a reduzir o comportamento enviesado. Para isso, o efeito disposição foi mensurado por meio do software de simulação de investimentos ExpEcon. A partir da técnica diff-in-diff e dos testes de diferença de médias entre os dois momentos da coleta (antes e depois) e os dois grupos (tratamento e controle), os resultados evidenciaram que o curso apresentou impacto significativo tanto nos níveis de conhecimento, atitude e comportamento financeiros quanto no nível de efeito disposição. Para os componentes da alfabetização financeira, os coeficientes foram positivos, retratando níveis mais satisfatórios após o curso de finanças pessoais. Ao considerar o efeito disposição, o coeficiente foi negativo, indicando que após o tratamento os indivíduos apresentaram comportamento menos enviesado. Por outro lado, a capacidade cognitiva não exerceu impacto significativo, ou seja, os indivíduos com maior capacidade cognitiva não apresentaram maiores níveis de aprendizagem se comparados com os demais. Diante disso, o resultado da pesquisa contribui no sentido em que agrega conhecimento acerca do impacto de um curso de finanças pessoais, principalmente considerando a necessidade mundial de melhores decisões financeiras. Além disso, o estudo traz maiores esclarecimentos a respeito da influência do sistema dual de pensamento (Sistema 1 e Sistema 2).
dc.description.abstract Abstract : In a worrying scenario where families are experiencing high levels of indebtedness, financial literacy has become the key answer in the search for better results. However, some personal finance courses are facing unsatisfactory results. Therefore, this study investigates the influence of cognitive ability, as measured by the Cognitive Reflection Test (CRT), on the process of financial literacy learning of undergraduate students of the Federal University of Santa Catarina. We applied a course in personal finance and investigated the levels of knowledge, attitudes and financial behavior - components of financial literacy - before and after treatment, considering a structured questionnaire. In addition, in light of the evidence from the literature that cognitive biases affect individuals financial performance, it has also been tested whether the course impacts the level of the disposition effect of the participants, in order to reduce their biased behavior. For this purpose, the disposition effect was measured using the ExpEcon investment simulation software. From the diff-in-diff and the mean difference tests between both the two moments of collection (before and after) and the two groups (treatment and control), the results showed that the course had a significant impact on both levels of knowledge, financial attitude and behavior as well as on the level of the disposition effect. For the components of financial literacy, the coefficients were positive, showing more satisfactory levels after the course of personal finance. When considering the disposition effect, the coefficient was negative, indicating that after the treatment the subjects presented a less biased behavior. On the other hand, cognitive ability did not exert significant impact, that is, individuals with higher cognitive ability did not show higher levels of learning as compared to others. Therefore, the research results aggregate knowledge about the impact of personal finance courses, especially considering the worldwide need for better financial decisions. In addition, the study provides further insights regarding the influence of the dual-processing theory of reasoning (system 1 and system 2). en
dc.format.extent 163 p.| il., gráfs., tabs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Administração
dc.subject.classification Educação financeira
dc.subject.classification Finanças pessoais
dc.title A influência da capacidade cognitiva no processo de aprendizagem de alfabetização financeira: uma evidência experimental
dc.type Dissertação (Mestrado)


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