Reflexões sobre família, ética e moralidade da ação violenta em narrativas de homens autores de violência: Ana Luíza Casasanta Garcia ; orientador, Adriano Beiras

DSpace Repository

A- A A+

Reflexões sobre família, ética e moralidade da ação violenta em narrativas de homens autores de violência: Ana Luíza Casasanta Garcia ; orientador, Adriano Beiras

Show full item record

Title: Reflexões sobre família, ética e moralidade da ação violenta em narrativas de homens autores de violência: Ana Luíza Casasanta Garcia ; orientador, Adriano Beiras
Author: Garcia, Ana Luíza Casasanta
Abstract: Complexa, multidimensional, multicausal e de construção cotidiana, a violência contra mulheres se configura como uma das formas de violações de direitos humanos que atinge as mulheres independente da raça, cor, religião, condição social ou cultural. Pautada em uma diferença simbólica de divisão de gêneros socialmente e culturalmente construída, este tipo de violência se caracteriza como um problema de Saúde Pública que deve ser abordado tanto na esfera pública, quanto na privada. Levando em consideração a abrangência deste fenômeno, leis e ações estatais, em todo o mundo, foram delineadas buscando promover a assistência e garantia de direitos aos envolvidos em situação de violência. Destas ações propostas e previstas, existem as ações com homens autores de violência. No caso do Brasil, previstos nos artigos 35 e 4 da lei conhecida como Lei Maria da Penha, os grupos reflexivos são considerados uma medida que promove o atendimento a homens autores de violência. Desta maneira, esta dissertação teve como objetivo principal fazer reflexões acerca da ética, moralidade e sentidos de família presentes nas narrativas de homens autores de violência que justificam a ação violenta. Para tal, foram analisadas as narrativas de homens autores de violência participantes de um grupo reflexivo em uma cidade do sul do Brasil. Em termos epistemológicos, a pesquisa centrou-se nos pressupostos do Construcionismo Social e utilizou também os estudos pós-estruturalistas de análise de gênero e os estudos sobre masculinidades para compor uma compreensão mais ampliada sobre o objeto estudado. Respeitando as diferenças teóricas e epistemológicas destas abordagens, a metodologia de pesquisa elegida foi de base qualitativa e entrevistas semi-estruturadas foi o instrumento utilizado para a realização do estudo. Ainda, a pesquisa baseou-se na técnica da análise das narrativas. Com isso, organizados e analisados os dados com o auxílio do software Atlas/ti 8.0 e baseando-se na Teoria Fundamentada (Grounded Theory), três categorias de análise foram moldadas: a) A trajetória pessoal relatada e o entendimento de si e do Outro; b) Sentidos produzidos acerca das categorias: "mulher", "homem" e família e c) Reflexões acerca da ética, moralidade, masculinidades e sentidos de família que criam justificativas para a ação violenta. A partir do material estudado, foi possível identificar, nas narrativas das falas dos participantes, éticas justas relacionadas a tramas narrativas, relacionais e de sentidos sobre as concepções de si, do masculino, do feminino e da família que se configuraram como justificativas morais e éticas para o ato violento. Exemplo disso foi a fala de um dos participantes que dizia que as mulheres estão sendo quebradas, estupradas em razão da escolha de suas vestimentas. Ainda, enfatiza-se que a utilização de abordagens críticas acerca do gênero e sobre os estudos sobre masculinidades possibilitou a evidência de temas relevantes, como a necessidade de (re)negociação de sentidos e estigmas cristalizantes relativos à violência contra as mulheres, movimento este que pode promover a transformação subjetiva dos sujeitos envolvidos em uma situação em que há a violência.Abstract : Being complex, multidimensional, multicausal and a daily construction, violence against women is one of the forms of human rights violations that affects women regardless of race, color, religion, social or cultural status. Based on a symbolic difference of genders, socially and culturally constructed, this type of violence is characterized as a Public Health Problem, so it need to be analysed in both public and private spheres. Considering the comprehensiveness of this phenomenon, laws and state actions were outlined around the world to promote assistance and guarantee of rights to those involved in situations of violence. Of these proposed and foreseen actions, there are the ones regarding men who committed violence. In the case of Brazil, in the articles 35 and 4 of the law known as Lei Maria da Penha , reflexive groups are considered a measure that promotes attendance to men who commit violence against women. Based of this assumption, this dissertation had the main objective to make reflections about ethic, morality and family in narratives of men who commit violence against women that justify the violent action. For that, the narratives of male perpetrators of a reflexive group in city of the south of the country. In epistemological terms, this research focused on the presuppositions of the social constructionism and also used post-structuralism studies of gender analysis and studies of masculinities to compose a larger view of the object studied. Respecting the theoretical and epistemological differences of this approaches, the chosen research methodology was qualitative and semi-structured interviews was the instrument used to carry out the study. Still, the research was based on the narrative analysis technique. The data were organized and analyzed using the Atlas / ti 8.0 software and based on Grounded Theory, three categories of analysis were modeled: a) The reported personal trajectory and the understanding of self and the Other ; b) Senses produced about the categories: "woman", "man" and "family"; and c) Reflections about ethics, morality, masculinities and family meanings that create justifications for violent action. From the material studied, it was possible to identify, in the narratives of the participants' speeches, "fair ethics" related to narrative, relational and sense frames about the conceptions of self, masculine, feminine and family that were configured as moral and ethical justifications for violent act. An example of this was the speech of one of the participants who said that women "are being broken, raped" because of the choice of their clothes. Also, is necessary to emphasize that the use of critical approaches to gender and studies on masculinities has made possible to evidence relevant themes, such as the need for (re) negotiation of senses and crystallizing stigmas related to violence against women, that can promote the subjective transformation of the subjects involved in a situation where there is violence.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191081
Date: 2018


Files in this item

Files Size Format View
PPSI0793-D.pdf 1.212Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar