Abstract:
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Considerando a multiplicidade de conceitos e definições relacionados aos temas do jogo, da brincadeira e do lúdico presentes nos documentos que regem a Educação Infantil e nos discursos e práticas de profissionais que atuam nesta etapa da Educação Básica, o presente trabalho objetivou analisar, compreender e problematizar os tratos para com aqueles conceitos do ponto de vista das aulas de Educação Física na Educação Infantil. A partir da realização de entrevistas semi-estruturadas, registros de campo de aulas de Educação Física e análise documental em duas instituições, observamos: a) uma diversidade de abordagens teórico-metodológicas orientando as práticas pedagógicas das professoras e cujas concepções de infância e educação se diferenciam radicalmente; b) uma ênfase no tema da brincadeira como direito e relacionada aos domínios da Psicomotricidade e da Recreação no âmbito da aprendizagem de regras, do controle do corpo e como premiação; c) uma subordinação do tema do jogo ao esporte; d) o lúdico demarcado em relação ao ambiente, ao tempo, à prática pedagógica e como marca do universo infantil. |