Os jogos cooperativos como possibilidade metodológica para o ensino do futsal: notas sobre uma pesquisa-ação
Mostrar registro completo
Título:
|
Os jogos cooperativos como possibilidade metodológica para o ensino do futsal: notas sobre uma pesquisa-ação |
Autor:
|
Gaspar, Tiago Soares
|
Resumo:
|
O Futsal é uma das modalidades esportivas mais praticadas no Brasil. Inúmeros clubes e escolinhas de futsal surgem a cada ano. Com o avanço das ciências biológicas e humanas diversas metodologias de ensino foram surgindo com objetivo de orientar as intervenções daqueles que se lançavam ao desafio de ensinar o futsal. Esse trabalho visa apresentar algumas metodologias de ensino do esporte e posteriormente anunciar os jogos cooperativos como uma metodologia primeira a ser desenvolvida nessas escolinhas e clubes. Portanto, elaboramos um conjunto de oito aulas e partimos para um procedimento metodológico chamado pesquisa-ação. Para elencarmos as unidades significativas desse estudo, buscamos nas palavras dos envolvidos com a pesquisa momentos que julgamos estabelecerem uma relação teórica com a proposta dos jogos cooperativos. |
Descrição:
|
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190598
|
Data:
|
2011 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo