Os jogos cooperativos como possibilidade metodológica para o ensino do futsal: notas sobre uma pesquisa-ação

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Os jogos cooperativos como possibilidade metodológica para o ensino do futsal: notas sobre uma pesquisa-ação

Mostrar registro completo

Título: Os jogos cooperativos como possibilidade metodológica para o ensino do futsal: notas sobre uma pesquisa-ação
Autor: Gaspar, Tiago Soares
Resumo: O Futsal é uma das modalidades esportivas mais praticadas no Brasil. Inúmeros clubes e escolinhas de futsal surgem a cada ano. Com o avanço das ciências biológicas e humanas diversas metodologias de ensino foram surgindo com objetivo de orientar as intervenções daqueles que se lançavam ao desafio de ensinar o futsal. Esse trabalho visa apresentar algumas metodologias de ensino do esporte e posteriormente anunciar os jogos cooperativos como uma metodologia primeira a ser desenvolvida nessas escolinhas e clubes. Portanto, elaboramos um conjunto de oito aulas e partimos para um procedimento metodológico chamado pesquisa-ação. Para elencarmos as unidades significativas desse estudo, buscamos nas palavras dos envolvidos com a pesquisa momentos que julgamos estabelecerem uma relação teórica com a proposta dos jogos cooperativos.
Descrição: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190598
Data: 2011


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Tiago Soares Gaspar.pdf 585Kb PDF Visualizar/Abrir TCC_final_Gaspar

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar