Abstract:
|
O objetivo desta pesquisa foi compreender como se deu o processo de formação e quais são as estratégias da equipe Cimed Esporte Clube para obtenção do bom desempenho visto desde sua criação até hoje. Para tanto, foram analisados fatores como o início da formação da equipe, alguns profissionais envolvidos com suas funções e atribuições, os trabalhos de gestão e marketing e se existe diferencial que explique este fato. Os instrumentos de coleta de dados foram três questionários semiestruturados diferenciados destinados aos profissionais da equipe com funções distintas: dirigentes, membros da comissão técnica e atletas, e os procedimentos utilizados para a coleta ocorreram através da internet via e-mail. Verificou-se o seu surgimento através de um projeto de marketing envolvendo o esporte voleibol com a Cimed Indústria de Medicamentos, formando o Cimed Esporte Clube, que conta com profissionais envolvidos nas áreas de marketing, administração e técnica, além dos atletas. Existe uma relação muito próxima entre equipe e patrocinador, onde a participação do segundo se dá de maneira intensa com o primeiro. Os motivos que levam ao seu bom desempenho desde sua criação até hoje, apontados pelos sujeitos da pesquisa, se devem, de maneira geral, ao seu excelente planejamento, à competência e nível de todos os seus profissionais envolvidos, além do bom relacionamento e entrosamento entre os mesmos e seus comprometimentos na busca de novos desafios. |