AVALIAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR NO CURSO DE MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPUS RJ DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)

DSpace Repository

A- A A+

AVALIAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR NO CURSO DE MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPUS RJ DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)

Show simple item record

dc.contributor.author OLIVEIRA, ROGÉRIO TEIXEIRA DE
dc.contributor.author COVA, MARCIA CRISTINA RODRIGUES
dc.contributor.author LEMOS, LEVY FREITAS DE
dc.date.accessioned 2018-10-16T15:30:39Z
dc.date.available 2018-10-16T15:30:39Z
dc.date.issued 2018-10-24
dc.identifier.isbn 978-85-68618-05-9
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190530
dc.description.abstract O Curso de Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio na Modalidade de Jovens e Adultos, oferecido no Campus Rio de Janeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RJ(IFRJ), tem como proposta a formação de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir a Educação Básica em época oportuna. O curso tem baixa procura e elevado índice de evasão. Diante desta situação, chegou-se a seguinte questão: Quais ações organizacionais podem ser realizadas para possibilitar a alteração desse cenário. Visando responder à questão problemática da evasão foi estruturado o seguinte objetivo principal: Realizar um diagnóstico sobre permanência e evasão escolar e elaborar um Plano de Ação Educacional para reduzir a evasão no curso de MSI-CRJ do IFRJ contribuindo para o alcance das metas organizacionais e sociais. Como metodologia foi realizada pesquisa qualitativa tendo como instrumentos de coleta de dados pesquisa documental, revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. O estudo utilizou a análise de conteúdo e posterior categorização dos dados. A pesquisa apresentou como resultado a elaboração de Plano de Ação Educacional, constituído de ações para diminuir a evasão escolar no curso de MSI-CRJ e alcançar os resultados organizacionais e sociais planejados. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU/UFSC pt_BR
dc.title AVALIAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR NO CURSO DE MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPUS RJ DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ) pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
101_00069.pdf 804.0Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar