Abstract:
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O homem ao longo da modernidade e da implementação do capitalismo, com o trabalho e a vida nas cidades veio se afastando muito de sua relação com a natureza. Em busca de sentir-se novamente inserido no contexto natural, a partir dos anos 90, o homem vem buscando a natureza para a pratica esportiva. A partir desse momento tem crescido e falado muito dos Esportes de Aventura, e havendo uma nova tendência das pessoas, na busca das praticas esportivas dentro do meio natural. Entendemos a Escola como um espaço em que a sociedade assume a responsabilidade para a formação formal das crianças, para a educação ambiental proposta pelos PCNs, para a educação do ócio-ativo, apresentação da sociedade e da cultura corporal de movimentos. Percebendo a vasta gama de possibilidade e valores pedagógicos que os Esportes de Aventura carregam em suas estruturas é preciso incentivas os Esportes de Aventura também nas Escolas, contribuindo assim para o desenvolvimento da educação ambiental e da ampliação do leque de possibilidades de práticas para o seu lazer. Partindo da problemática de que a Educação Física Tradicional com os Esportes Tradicionais, apesar de seus valores, não dão conta por si só, sobre a formação integral das crianças e com o intuito de contribuir com novas possibilidades de abordagens pedagógicas dentro da Escola é que defende-se a inserção dos Esportes de Aventura na Escola. Desta forma os Objetivos da presente pesquisa foram identificar, mapear e promover as atividades relacionadas com os Esportes de Aventura que sejam possíveis de serem ministradas, focadas e subsidiadas de forma inter e transdisciplinar dentro do contexto Escolar, nas aulas de Educação Física. Tornando-se se o alvo explorar e inserir os Esportes de Aventura como proposta pedagógica possível de ser aplicada na Escola, conforme as dimensões: Conceitual,! Procedimental,! Atitudinal. Os resultados do estudo mostraram que é possível inserir os Esportes de Aventura na Escola, são conteúdos bem aceitos pelos educandos e possuem uma vasta gama de valores pedagógicos. |