Abstract:
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O objetivo desta pesquisa foi investigar, por meio de um estudo de campo de caráter descritivo, situada numa abordagem de natureza qualitativa, a intenção dos acadêmicos da 8ª fase do curso de Licenciatura em Educação Física do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina de trabalhar o conteúdo dança nas aulas de Educação Física na escola. A dança, uma entre muitas práticas da cultura de movimento, deve ser considerada como um possível conteúdo a ser ministrado nas aulas de Educação Física escolar. A pesquisa foi realizada com onze acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina, que cursaram as disciplinas de Estágio Supervisionado I e II, obrigatórios no currículo da Licenciatura. Optou-se por estes acadêmicos pelo motivo de já terem cursado os Estágios Supervisionados, pois, acredita-se que o estágio possibilita colocar em “prática” os conhecimentos apreendidos por eles durante o curso. A presença quase que hegemônica dos esportes nessas aulas acaba por dificultar a inserção deste conteúdo nessas aulas. A formação dos professores entra em questão quando se pensa em desenvolver a dança na escola, mais especificamente nas aulas de Educação Física. A partir das entrevistas, pode-se analisar que os acadêmicos justificaram a ausência da dança durante os estágios obrigatórios ou até mesmo nas escolas, pela forte presença dos esportes, pela alegação por questões de formação acadêmica e por questões de gênero. |