O Rugby como conteúdo da Educação Física escolar na 8ª série Colégio de Aplicação da UFSC

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O Rugby como conteúdo da Educação Física escolar na 8ª série Colégio de Aplicação da UFSC

Mostrar registro completo

Título: O Rugby como conteúdo da Educação Física escolar na 8ª série Colégio de Aplicação da UFSC
Autor: Meurer, Enaine Patrícia
Resumo: Esta pesquisa tem como ponto de partida a seguinte pergunta-síntese (GAMBOA, 2007) ou hipótese central (TRIVIÑOS, 1985): Quais os possíveis caminhos teórico-metodológicos para que o rugby possa se constituir em mais uma alternativa de inclusão de conteúdo esportivo da Educação Física Escolar na 8ª série do Colégio de Aplicação da UFSC? O objetivo central deste estudo é analisar, problematizar e propor a inclusão do rugby como um conteúdo da Educação Física Escolar. Os objetivos específicos da presente pesquisa são: a) Adaptar os processos pedagógicos do rugby nas aulas de Educação Física da 8ª série do Colégio de Aplicação da UFSC; b) Investigar quais os princípios pedagógicos e metodológicos que justificam a inclusão do Rugby nas aulas de Educação Física do Colégio de Aplicação; c) Investigar quais os limites e possibilidades da inclusão do conteúdo Rugby nas aulas de Educação Física do Colégio de Aplicação; d) Investigar qual a opinião dos alunos do colégio de Aplicação sobre a inclusão do Rugby nas aulas de Educação Física; e) Investigar o que pensam os professores de Educação Física do C. A. sobre a presença do Rugby nas aulas de Educação Física. No que se refere à abordagem teórica (base teórica), procuramos trazer para o debate obras que discutam sobre o esporte na (da) escola como, por exemplo, Stigger & Lovisolo (2009), e sobre a Educação Física escolar como, por exemplo, o Coletivo de Autores (1992). No ponto de vista da abordagem metodológica, trata-se de uma pesquisa prática ou intervenção (GAMBOA, 2007), cuja pesquisa de campo se deu a partir de 10 aulas-campo ou oficinas-campo (SILVA, 2003). Durante as aulas-campo, foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: entrevista coletiva e/ou grupos focais (LUDKE e ANDRÉ, 1986), questionários e observação sistemática, tendo como fonte de registro o diário de campo e filmagem.
Descrição: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190390
Data: 2011-07


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Enaiane P. Meurer.pdf 529.0Kb PDF Visualizar/Abrir TCC_final_Meurer

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar