Abstract:
|
Neste trabalho buscou-se rever as principais elaborações teóricas sobre a relação homem-natureza e educação ambiental, com vistas ao diálogo com a Educação Física escolar e a realidade de uma escola estadual de Florianópolis, SC. Foi realizada a investigação com o seguinte problema de pesquisa: quais são os conhecimentos acumulados pela educação ambiental que podem servir como referência para intervenção da Educação Física no contexto escolar? Como objetivo, buscam-se analisar obras de referência do campo da educação ambiental com vistas a elencar subsídios teóricos para a educação física escolar. Foram definidos dois principais autores para estabelecer o conceito de meio ambiente que fundamenta esta pesquisa. O primeiro é Mauro Grün, com o livro Ética e Educação Ambiental publicado em 1996. O segundo é Mauro Guimarães, com o estudo A dimensão ambiental na educação, publicado em 1995. Estes autores permitem entender o meio ambiente como uma totalidade da qual o homem faz parte, pois não há espaço de natureza e espaço não-natural; o ambiente urbanizado é a natureza transformada, com o qual o homem interage. Os resultados são algumas sugestões e pressupostos para futuras intervenções, que indicam extrapolar as tendências da esportivização da Educação Física e a necessidade de articulação entre diferentes disciplinas e atores sociais. |