Práticas pedagógicas para o ensino de aritmética em um caderno de planos de aula

DSpace Repository

A- A A+

Práticas pedagógicas para o ensino de aritmética em um caderno de planos de aula

Show full item record

Title: Práticas pedagógicas para o ensino de aritmética em um caderno de planos de aula
Author: Duarte, Aparecida Rodrigues Silva
Abstract: Cadernos escolares vêm despertando crescente interesse como fonte de investigação por parte de historiadores da educação. Considerados como veículos de valores culturais e suporte de conhecimentos e de métodos de ensino, constituem-se em fonte relevante para se examinar os processos históricos e pedagógicos relativos à produção de saberes elementares, dentre eles os da Aritmética. Nessa perspectiva, busca-se compreender as práticas pedagógicas relativas ao ensino de Aritmética privilegiadas por professores da região da Zona da Mata mineira na década de 1960, tomando como principal fonte o caderno da professora Maria Alice Aroeira, contendo planos de aula, escrito durante o ano de 1964 em Ubá/Minas Gerais. Os resultados apontam que o referido caderno segue, em grande medida, as recomendações presentes no Programa do ensino primário de 1961 do estado de Minas Gerais.
Description: Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/138/94
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189560
Date: 2017


Files in this item

Files Size Format View Description
Duarte - PRÁTIC ... O ENSINO DE ARITMÉTICA.pdf 2.272Mb PDF View/Open Artigo revista HISTEMAT

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar