Abstract:
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As brincadeiras infantis mudam de alguma maneira a cada geração. Muitos estudos na área concordam que as últimas gerações tem sofrido uma influência nova, a midiática. Esse estudo visa uma investigação mais detalhada deste processo que pode influenciar e muito na dinâmica cultural do brincar infantil. Fazendo uma busca do que é o brincar infantil, procuramos nos deter nas influências que as mídias parecem exercer nas brincadeiras de crianças de 4 a 5 anos do Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC. A pesquisa na literatura mostra que a preocupação com o que as crianças veem através das mídias é necessária e importante para que elas não tenham uma secundária, ou até primária, educação informal alienada que influencie e muito na formação da cultura e modo de pensar delas, ainda mais nesta faixa etária tão definidora de conceitos. E a pesquisa empírica e documental confirmou nossa hipótese de que realmente há uma super exposição das crianças aos ideais “vomitados” pelas mídias, mas que as crianças não são receptoras passivas, ao contrário, com uma educação para as mídias pode se tornar sujeito crítico. E isso depende de nós, professores e educadores. |