Educação profissional e tecnológica: Um olhar sobre a implementação do Mediotec em Florianópolis/SC

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Educação profissional e tecnológica: Um olhar sobre a implementação do Mediotec em Florianópolis/SC

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Título: Educação profissional e tecnológica: Um olhar sobre a implementação do Mediotec em Florianópolis/SC
Autor: Angels, Paula
Resumo: Nesta pesquisa analiso a implementação do MedioTec em Florianópolis, ação do PRONATEC apresentada pelo governo federal em dezembro de 2016, que se propõe a ofertar formação profissional e técnológica, concomitante ao Ensino Médio regular. O estudo objetivou compreender a elaboração e a implementação dessa política educacional, considerando as características socioeconômicas e políticas do contexto de reestruturação produtiva e de flexibilização do trabalho, no qual se insere. A pesquisa fundamentou-se nos princípios marxistas, que consideram a historicidade dos processos sociais e das contradições que os constituem, tomando o objeto de estudo como parte de uma totalidade histórica. Os procedimentos de pesquisa centraram-se em investigação documental – leis, decretos, portarias, pareceres, editais etc., referentes a política nacional de Educação Profissional Técnica de Nível Médio – e em entrevistas semi-estruturadas com os agentes sociais responsáveis pela gestão e execução do MedioTec nas escolas pesquisadas, situadas no município de Florianópolis (SC). A análise apresentada sugere que o MedioTec é uma ação pensada para atender prioritairamente as demandas de mercado, tomando a qualificação profissional como política compensatória e não como um direito social emancipatório.In this research I analyse the implementation of the MedioTec in Florianópolis, a PRONATEC`s action presented by the federal government, in December of 2016, which has as propose offer tecnological and profisional formation during the regular High School. The object of this study was understood the elaboration and implementation of this political education, considering the socioeconomic and political characteristics of the context of productive income and work flexibility in which it is inserted. The research was based on Marxist principles, which consider the historicity of social processes and the contradictions that constitute them, taking the object of study as part of a historical totality. The research procedures focused on documentary research - laws, decrees, ordinances, opinions, edicts, etc., referring to the national policy of Professional Technical Education of Medium Level - and in semi-structured interviews with the social agents responsible for the management and execution of MedioTec in the schools surveyed located in the city of Florianópolis (SC). The analysis presented suggests that MedioTec is an action thougth to attend the market demands primarily, considering the professional quialification as a compensatory politic and not as an emancipatory social right.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189281
Data: 2018-07-04


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