Livro didático em contexto de disputas: gênero e sexualidade no livro "Sociologia em movimento"

DSpace Repository

A- A A+

Livro didático em contexto de disputas: gênero e sexualidade no livro "Sociologia em movimento"

Show full item record

Title: Livro didático em contexto de disputas: gênero e sexualidade no livro "Sociologia em movimento"
Author: Motta Monaco, Helena
Abstract: O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) avalia, compra e distribui livros didáticos para as escolas públicas brasileiras a cada três anos. Esta pesquisa analisa o conteúdo de gênero e sexualidade em um dos livros de Sociologia aprovados pelo PNLD em suas edições de 2015 e 2018, o livro Sociologia em Movimento. Ela também explora o contexto de intensos conflitos sobre direitos de mulheres e LGBTs na educação brasileira com a ascensão de grupos conservadores como resposta a alguns avanços obtidos ao longo dos últimos anos, especialmente com políticas educacionais direcionadas à diversidade desenvolvidas durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010). Este livro didático em particular, que contém um capítulo inteiro dedicado ao estudo de gêneros, sexualidades e identidades, foi criticado por conservadores por impor a chamada “ideologia de gênero” a alunos e alunas de Ensino Médio. Não obstante, este foi o livro de sociologia mais distribuído na edição de 2015 do Programa e atualmente está em sua segunda edição. Ademais, o livro continua a desenvolver conteúdo didático sobre gênero e sexualidade, atualizando-se em debates contemporâneos na área, especialmente no que diz respeito a uma perspectiva interseccional.The Programa Nacional do Livro Didático – PNLD (National Texbook Program) evaluates, purchases and distributes textbooks to public brazilian schools every three years. This research analyses the didactic content of gender and sexuality in one of the Sociology textbooks approved by PNLD in the 2015 and 2018 editions, the textbook "Sociologia em Movimento" (Sociology in Motion). It also explores the context of intense conflicts in the Brazilian education around LGBT and women's rights, with the rise of conservative groups as a response to some advances obtained over the last years, especially with the educational politics towards problematics of diversity developed during the government of Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010). This particular textbook, which contains a whole chapter dedicated to the study of gender, sexualities and identities, has been criticized by conservatives for imposing the so called "gender ideology" to the high school students. Nevertheless, it was the most distributed sociology textbook in the 2015 edition of the Program and is currently on its second edition. Furthermore, it continues to develop the didactic content about gender and sexuality, catching up with contemporary debates in the field, especially in regards to an intersectional perspective.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189276
Date: 2018-06-22


Files in this item

Files Size Format View
TCL Helena Monaco.pdf 1.653Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar