Os sentidos políticos de um Projeto Político Pedagógico: um estudo sobre o PPP do Instituto Estadual De Educação

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Os sentidos políticos de um Projeto Político Pedagógico: um estudo sobre o PPP do Instituto Estadual De Educação

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Vilar Bonaldi, Eduardo
dc.contributor.author Cristina de Melo Coan, Isadora
dc.date.accessioned 2018-08-21T19:05:27Z
dc.date.available 2018-08-21T19:05:27Z
dc.date.issued 2018-05-11
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189230
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho busca investigar, a partir da influência de perspectivas neoinstitucionalistas na análise de políticas públicas, o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Instituto Estadual de Educação (IEE) com o objetivo de identificar os sentidos aos quais o termo “político” no título deste importante documento escolar pode se referir. Ademais, pretendeu-se através de leitura e análise de propostas e diretrizes curriculares nacionais e estaduais, averiguar se e onde haveria uma correlação entre o projeto de escola estipulado por políticas educacionais vindas de níveis superiores e aquele construído, a princípio autonomamente, pela escola. Para tal utilizou-se como critério de comparação a noção de “formação para a cidadania”, elencado como um dos objetivos básicos do sistema educacional brasileiro, como ponto de partida. Ao final da análise documental do PPP e das diretrizes, percebeu-se que existe sim a influência dos documentos nacionais e estaduais na produção do projeto local de escola: primeiro, pois estes documentos estabelecem alguns regulamentos que devem ser respeitados (como a própria ideia de autonomia das escolas), mas, talvez principalmente, pois entre eles existe um vocabulário compartilhado que institui os sentidos legítimos por meio dos quais a descrição e organização da educação em seus diversos aspectos (cognitivo, pedagógico, ético, político, etc.) devem ser empreendidas pelas redes e pelos estabelecimentos de ensino. pt_BR
dc.format.extent 102 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject Projeto Político Pedagógico. pt_BR
dc.subject Diretrizes Curriculares Nacionais. pt_BR
dc.subject Proposta Curricular de Santa Catarina. pt_BR
dc.subject Formação para a cidadania. pt_BR
dc.subject Neoinstitucionalismo. pt_BR
dc.title Os sentidos políticos de um Projeto Político Pedagógico: um estudo sobre o PPP do Instituto Estadual De Educação pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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