dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Vilar Bonaldi, Eduardo |
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dc.contributor.author |
Cristina de Melo Coan, Isadora |
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dc.date.accessioned |
2018-08-21T19:05:27Z |
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dc.date.available |
2018-08-21T19:05:27Z |
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dc.date.issued |
2018-05-11 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189230 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
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dc.description.abstract |
O presente trabalho busca investigar, a partir da influência de perspectivas neoinstitucionalistas na análise de políticas públicas, o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Instituto Estadual de Educação (IEE) com o objetivo de identificar os sentidos aos quais o termo “político” no título deste importante documento escolar pode se referir. Ademais, pretendeu-se através de leitura e análise de propostas e diretrizes curriculares nacionais e estaduais, averiguar se e onde haveria uma correlação entre o projeto de escola estipulado por políticas educacionais vindas de níveis superiores e aquele construído, a princípio autonomamente, pela escola. Para tal utilizou-se como critério de comparação a noção de “formação para a cidadania”, elencado como um dos objetivos básicos do sistema educacional brasileiro, como ponto de partida. Ao final da análise documental do PPP e das diretrizes, percebeu-se que existe sim a influência dos documentos nacionais e estaduais na produção do projeto local de escola: primeiro, pois estes documentos estabelecem alguns regulamentos que devem ser respeitados (como a própria ideia de autonomia das escolas), mas, talvez principalmente, pois entre eles existe um vocabulário compartilhado que institui os sentidos legítimos por meio dos quais a descrição e organização da educação em seus diversos aspectos (cognitivo, pedagógico, ético, político, etc.) devem ser empreendidas pelas redes e pelos estabelecimentos de ensino. |
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dc.format.extent |
102 f. |
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dc.language.iso |
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pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis |
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dc.subject |
Projeto Político Pedagógico. |
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dc.subject |
Diretrizes Curriculares Nacionais. |
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dc.subject |
Proposta Curricular de Santa Catarina. |
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dc.subject |
Formação para a cidadania. |
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dc.subject |
Neoinstitucionalismo. |
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dc.title |
Os sentidos políticos de um Projeto Político Pedagógico: um estudo sobre o PPP do Instituto Estadual De Educação |
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dc.type |
TCCgrad |
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