Nanociência e nanotecnologia: uma revisão bibliográfica acerca das contribuições para o ensino de Física

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Nanociência e nanotecnologia: uma revisão bibliográfica acerca das contribuições para o ensino de Física

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Leonel, André Ary
dc.contributor.author Tonet, Michele Duarte
dc.date.accessioned 2018-08-08T19:16:51Z
dc.date.available 2018-08-08T19:16:51Z
dc.date.issued 2018-06-28
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188927
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO A nanotecnologia é uma área da ciência que foi reconhecida a menos de um século atrás, entretanto, as pesquisas e avanços tecnológicos nessa área foram colossais, representando hoje um dos temas de maior interesse no mundo, e contribuindo significativamente para o progresso científico em várias áreas do conhecimento. Neste contexto, torna-se essencial o ensino deste tema nas escolas de nível básico. Assim sendo, este trabalho de conclusão de curso, realizado no formato de uma revisão bibliográfica, tem como principal intuito informar o leitor acerca dos principais enfoques expostos pelos trabalhos científicos que abordam o tema: Ensino de Nanociência e Nanotecnologia. Além de adquirir uma ampla visão sobre as principais potencialidades e desafios atribuídos à pesquisa do ensino de nanociência no Brasil, o leitor irá, também, conhecer as principais vantagens/contribuições da abordagem desse tema em aulas de física. Os artigos analisados neste trabalho foram apresentados entre os anos de 2008 e 2017 nos três eventos nacionais mais expoentes na área de física, a saber: Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF), e Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência (ENPEC). A análise dos artigos selecionados mostra um cenário ainda bastante preocupante no ensino do tema, tanto no nível básico como no superior. Os artigos apontam, principalmente, para a desatualização dos currículos e para a escassez de materiais didáticos de qualidade, que abordem o tema de maneira completa, ressaltando os pontos positivos e negativos, e trabalhando as questões sociais, éticas, políticas e econômicas intrínsecas ao tema. Contudo, parece que nos últimos anos este cenário começou a ser modificado. Cada vez mais pesquisas e materiais de qualidade veem sendo desenvolvidos, tornando a aplicação do tema em sala de aula mais efetiva e acessível aos professores. Palavras-chave: Ensino de física. Nanociência. Nanotecnologia. Contribuições. Desafios. pt_BR
dc.description.abstract ABSTRACT Nanotechnology is a branch of science that was acknowledge less than a century ago, but the technological advances in this field are already stunning. Today this field is one of the most interesting topics in the world, contributing significantly to the scientific progress in several areas of knowledge. At this context, teaching this theme in high school is essential. This monograph, in the format of a bibliography review, has the main objective of informing the readers about the main approaches of scientific papers that address the theme: teaching Nanoscience and Nanotechnology. Besides obtaining a broad sight related to the potentialities and challenges related to teaching Nanoscience in Brazil, the readers will also be able to know the main advantages/contributions of teaching this topic in physics classes. All the analyzed scientific papers on this research were presented between the years 2008 and 2017 at the three main physics teaching national events: Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF), e Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência (ENPEC). The analysis of the papers, show a scenario still quite worrying in teaching this subject at both, high school and university levels. Researches points out the outdated curriculum and the scarcity of quality teaching materials, that approaches the theme in a profound way, highlights the positive and negative points, and that addresses the social, ethical, political and economical issues intrinsic to the subject. However, it seems that in the last few years this reality is changing, more and more research and quality materials are being developed, making the application of this theme in classrooms more effective and accessible to teachers and professors. Keywords: Physics teaching. Nanoscience. Nanotechnology. Contributions. Challenges. pt_BR
dc.format.extent 85 p. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject Física pt_BR
dc.subject Nanociência pt_BR
dc.subject Nanotecnologia pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Contribuições e desafios pt_BR
dc.title Nanociência e nanotecnologia: uma revisão bibliográfica acerca das contribuições para o ensino de Física pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC - Versão Final Michele Duarte Tonet.pdf 2.071Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar