A juventude do ensino médio: levantamento sobres os fatores que influenciam o desinteresse nas aulas de educação física

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A juventude do ensino médio: levantamento sobres os fatores que influenciam o desinteresse nas aulas de educação física

Mostrar registro completo

Título: A juventude do ensino médio: levantamento sobres os fatores que influenciam o desinteresse nas aulas de educação física
Autor: Antunes, Michael Jordan
Resumo: O desinteresse e a evasão nas aulas de Educação Física acontecem com maior frequência e incisão no Ensino Médio. Tal afirmação é decorrente das experiências observadas e vivenciadas no Estágio Supervisionado em Educação Física Escolar I, disciplina do curso de Licenciatura em Educação Física da UFSC, dos momentos como discente na formação básica (Ensino Médio) e da literatura da área. A evasão nas aulas de Educação Física, em específico no Ensino Médio, despertaram no pesquisador o objetivo de buscar compreender quais fatores estão relacionados com a falta de interesse e evasão dos jovens do Ensino Médio nas aulas de Educação Física. Com isso, se fez necessário uma pesquisa bibliográfica acerca do tema desta pesquisa, para identificação, analise e compreensão dos fatores relacionados com este “fenômeno” que ocorre nesta etapa de ensino-aprendizagem. Buscou-se referências/obras na plataforma digital chamada de portal de periódicos CAPES, com um achado de 367 obras utilizando como palavras chaves “Educação Física” e “Ensino Médio”. Para que houvesse a separação e seleção desses estudos encontrados para análise foi realizado um filtro manual, pela leitura dos resumos, para que as obras que tratam especificamente da evasão nas aulas de Educação Física fossem selecionadas para análise e obtenção de resultados. Os resultados apontados pela bibliografia como fatores relacionados com o desinteresse nas aulas de Educação Física relacionam-se com os conteúdos deste componente curricular, que em sua maior parte é voltada para o tema dos esportes; com as habilidades exigidas nas atividades; com a influência dos colegas de sala; a infraestrutura disponível para os alunos, professores e escola; e por fim, mas não menos importante, com o professor de Educação Física, compreendido como principal mediador e articulador dos outros fatores internos à escola, tais como conteúdos, habilidades, colegas/amigos.The disinterest and evasion in Physical Education classes happen more frequently and incision in High School. This statement is due to the experiences observed and experienced in the Supervised Internship in Physical School Education I, the undergraduate course in Physical Education at UFSC, the moments as a student in basic education and the literature of the area. The evasion in the classes of Physical Education, specifically in High School, aroused in the researcher the objective of trying to understand which factors are related to the lack of interest and evasion of the young people of the High School in the classes of Physical Education. Thus, a bibliographic research about the theme of this research was necessary to identify, analyze and understand the factors related to this "phenomenon" that occurs in this teaching-learning stage. References / works were searched in the digital platform called CAPES journal portal, with a finding of 367 works using keywords "Physical Education" and “High School" as key words. In order to have the separation and selection of these studies found for analysis, a manual filter was performed by reading the summaries so that the works dealing specifically with evasion in the Physical Education classes were selected for analysis and obtaining results. The results indicated by the bibliography as factors related to the lack of interest in Physical Education classes are related to the contents of this curricular component, which is mostly focused on the theme of sports; with the skills required in the activities; with the influence of classmates; the infrastructure available for students, teachers and school; and last but not least, with the Physical Education teacher, understood as the main mediator and articulator of the other factors internal to the school, such as content, skills, colleagues / friends.
Descrição: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188808
Data: 2018-06-19


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC_Final..pdf 701.1Kb PDF Visualizar/Abrir TCC

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar