Abstract:
|
Este estudo busca investigar como uma professora de Educação Física de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis-SC constrói a sua prática educati-va com base no processo de socialização entre o trabalho docente e o emaranhado da cultura escolar. Para dar conta desta tarefa são propostos os seguintes objetivos: GE-RAL: Compreender como uma professora de educação física constrói a sua prática edu-cativa a partir das relações com a cultura escolar e a socialização docente em uma esco-la da Rede Municipal de Florianópolis-SC. ESPECÍFICOS: Compreender como os pro-fessores de Educação Física ingressam e constituem no processo de socialização docen-te nas escolas de educação básica na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis-SC, Identificar e compreender quais conhecimentos são construídos nas aulas de Educação Física, e Refletir e discutir as decisões que estabelecem os caminhos da prática pedagó-gica do professor de educação física na escola. Como decisão metodológica foi realiza-do um estudo de caso em uma escola da rede municipal de educação básica na cidade de Florianópolis. O colaborador do estudo se deu a partir da participação espontânea de uma professora de Educação Física de caráter efetivo. Para o processo de coleta de da-dos foram utilizados diário de campo, entrevista semiestruturada, observação e análise documental. Neste sentido, conclui-se que a prática educativa da professora pode ser caracterizada por uma concepção de ensino tradicional e que tal aspecto é decorrente do processo de formação da professora, o que constitui uma marca na sua identidade do-cente repercutindo na sua pratica educativa enquanto professora de Educação Física Escolar. |