Abstract:
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O objetivo principal do trabalho é apresentar a possibilidade do uso de textos alternativos como ferramenta pedagógica nas Relações Internacionais para um ensino e aprendizado ativo. Para isso, de forma qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, esta monografia se inicia trazendo um panorama sobre o surgimento das Relações Internacionais como área de estudo institucionalizada e de seus respectivos desafios como disciplina no geral e, em particular, no Brasil. Tendo em vista esses desafios, em seguida, apresenta-se o conceito de aprendizado e ensino ativo, apontando seus benefícios e suas aplicações possíveis nas salas de aula de RI. Por conseguinte, com o foco em textos alternativos, são apontadas as relações entre cultura popular e RI. E, por fim, de maneira mais específica, destaca-se a literatura, concluindo este trabalho acadêmico com uma leitura da Teoria Realista através da obra Senhor das Moscas de William Golding. Assim, foi possível concluir sobre a importância das ferramentas de ensino alternativas no aprendizado e também despertar para a necessidade de mais estudos nacionais que trabalhem com a ideia de que o estudante seja colocado em uma posição ativa no processo de construção do conhecimento. |