O design como ferramenta de inovação para desenvolvimento de novas tecnologias na área de captura de movimento humano

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O design como ferramenta de inovação para desenvolvimento de novas tecnologias na área de captura de movimento humano

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Title: O design como ferramenta de inovação para desenvolvimento de novas tecnologias na área de captura de movimento humano
Author: Nishida, Jonathan Ken
Abstract: A captura de movimento, ou Mocap, é uma técnica atualmente utilizada em diversas áreas como, médica, militar, animação 3D, esporte, entre outra. Uma das técnicas utilizadas para sua realização é feita com sensores inerciais, capazes de aferir dados de movimento, porém as soluções existentes no mercado possuem algumas desvantagens como, o alto custo, incompatibilidade com outros sistemas e restrições em relação a aplicabilidade. Sendo assim, visando contribuir com soluções para os problemas apresentados, que este projeto tem como objetivo desenvolver um processo para captura de movimento e transmissão em tempo real dos pontos posicionados pelo homem e seus objetos, coligando conceitos e ferramentas do design associados com novas tecnologias para o desenvolvimento de inovação de dispositivos de captura de movimento humano. Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória e qualitativa utilizando uma metodologia de pesquisa aplicada, que pretende analisar os procedimentos para captura de movimento do homem; estabelecer um processo para coleta e transmissão imediata dos dados de movimento; desenvolver estudo das soluções de sensores e equipamentos de transmissão dos dados coletados para apoio à solução proposta. Como resultado, verifica-se que com o processo para captura de movimento e transmissão de dados de baixo custo, pôde-se ter um monitoramento em tempo real do que ocorre na biodinâmica corporal para diversos fins. Com isso, tem-se a detecção imediata de variadas situações e aplicações, tais como, mídias para animação e uso em estudos antropométricos e suas dinâmicas. Pois, a velocidade de captura do dispositivo ficou próxima a 100 quadros, superior à utilizada em animação, viabilizando assim a utilização para este fim. Em relação ao custo total do equipamento verificou-se que é de baixo custo em relação a equipamentos existentes no mercado. Em conclusão, com o desenvolvimento do projeto, espera-se auxiliar no conhecimento do processo de integração de dispositivos de baixo custo e com software livre, permitindo a possibilidade de geração de novos produtos e ou serviços na área de design focado em mídia.Abstract : Motion capture, or Mocap, is a technique currently used in many areas such as medical, military, 3D animation, sport, among others. One of the techniques used for its realization is made with inertial sensors, able to gauge movement data, however the existing solutions in the market have some disadvantages as, the high cost, incompatibility with other systems and restrictions with respect to the applicability. Thus, in order to contribute with solutions to the presented problems, this project aims to develop a process for capturing movement and real-time transmission of the points posed by man and his objects, gathering concepts and design tools associated with new technologies for the development of innovation of human motion capture devices. This research is characterized as exploratory and qualitative using an applied research methodology, which intends to analyze the procedures for capturing human movement; establish a process for the collection and immediate transmission of movement data; develop a study of the solutions of sensors and data transmission equipment collected to support the proposed solution. As a result, it can be seen that with the low-cost process of motion capture and data transmission, it was possible to have a real-time monitoring of what happens in body biodynamics for various purposes. With this, one has the immediate detection of varied situations and applications, such as, media for animation and use in anthropometric studies and their dynamics. For the capture speed of the device was close to 100 frames, higher than the one used in animation, thus enabling the use for this purpose. In relation to the total cost of the equipment it was verified that it is of low cost in relation to equipment existing in the market. In conclusion, with thedevelopment of the project, it is hoped to help in the knowledge of the process of integration of low cost devices and with free software, allowing the possibility of generating new products and / or services in the area of media-focused design.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2017.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188195
Date: 2017


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