Análise estrutural de um vagão graneleiro em compósitos

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Análise estrutural de um vagão graneleiro em compósitos

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Dutra, Gabriel Benedet
dc.contributor.author Costa, Estevão Moura
dc.date.accessioned 2018-07-10T14:28:30Z
dc.date.available 2018-07-10T14:28:30Z
dc.date.issued 2018-07-04
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187971
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Ferroviária. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho analisou estruturalmente um vagão graneleiro em compósitos e abordou discussões acerca de tópicos relacionados à fabricação, degradação e custo de matéria- prima. Inicialmente, foi proposto uma nova geometria para a caixa do vagão que tenha menor concentração de tensão, aproveitando a facilidade dos materiais compósitos na fabricação de geometrias complexas. Utilizando o método de elementos finitos, três arranjos estruturais foram analisados para o vagão em compósitos. Com as análises foi possível verificar que a melhor disposição estrutural foi do arranjo com cavernas estruturais. A partir das análises, foi feita uma discussão dos problemas e soluções de manufatura do vagão proposto, como a união da longarina central e dos mecanismos de escotilha e tremonha com a caixa do vagão em compósitos. Após esta discussão de fabricação, foi abordado sobre a degradação dos materiais compósitos e as possíveis soluções considerando outros modos de falha como fadiga. Também foi realizada uma análise do custo de produção do vagão em compósitos comparando com o custo da matéria prima do vagão em aço. pt_BR
dc.description.abstract This paper structurally analyzed a composites bulk freight wagon and discussed about manufacture, degradation and cost of the material composites in this project. Initially, a new geometry was proposed for the box of the wagon that has lower stress concentration, taking advantage of the facilities to manufacture with composites material in complex geometries. Using the finite element method, three structural arrangements were analyzed for the composite freight wagon. Possibility is there to verify that the caves structural arrangements obtained the best results. Additionally, a discussion was developed about problems and solutions in manufacturing the proposed wagon, such as the unions between the center beam, hatch and hoppers mechanisms with the surface of the composite wagon. Moreover, after this manufacturing review, it was analysed that the degradation of composite materials and possible solutions considering other failure modes such as fatigue. Also, it was made a cost analysis of the composites wagon production comparing with the steel wagon cost. pt_BR
dc.format.extent 83 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Joinville, SC pt_BR
dc.subject Vagão graneleiro em compósitos pt_BR
dc.subject Materiais compósitos pt_BR
dc.subject Arranjo estrutural pt_BR
dc.subject Composites bulk freight wagon pt_BR
dc.subject Composite materials pt_BR
dc.subject Structural arrangement pt_BR
dc.title Análise estrutural de um vagão graneleiro em compósitos pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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