dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Perez, Anderson Luiz Fernandes |
|
dc.contributor.author |
Cardoso, João Paulo Ribeiro |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-04T15:35:31Z |
|
dc.date.available |
2018-07-04T15:35:31Z |
|
dc.date.issued |
2018-06-21 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187694 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ensino. Curso. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho realiza uma avaliação do impacto socioambiental da adoção do carro elétrico no Brasil e Santa Catarina por meio de um levantamento bibliográfico sobre o assunto. Nos últimos anos, meios de transporte menos poluentes tem ganhado notória atenção junto da necessidade de preservação ambiental. Para adotar veículos com essas tecnologias massivamente no país, é necessário avaliar qual o possível impacto e consumo adicional na matriz energética brasileira, bem como os desafios de sua implantação a nível social. Os resultados obtidos sugerem um aumento gradual no consumo de energia elétrica no país, derivando em um aumento de consumo que exigirá a criação de fontes de geração de energia e uma avaliação da rede de distribuição, principalmente em locais afastados dos grandes centros. Empresas e profissionais deverão se adaptar a essa nova realidade caso queiram continuar atuando no mercado. Além disso, a diminuição da emissão de gases prejudiciais ao meio ambiente que essa mudança pode propiciar foi considerável, porém a falta de incentivos para adoção destes veículos, suas diferenças técnicas em relação aos veículos convencionais e uma possível resistência do consumidor para alterar conceitos já fixados podem se tornar grandes barreiras para essa evolução dentro da infraestrutura de transporte brasileiro. |
pt_BR |
dc.format.extent |
77 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Araranguá, SC |
pt_BR |
dc.subject |
matriz energética |
pt_BR |
dc.subject |
geração de energia |
pt_BR |
dc.subject |
impacto socioambiental |
pt_BR |
dc.subject |
veículos elétricos e híbridos |
pt_BR |
dc.subject |
emissão de CO2 |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação do impacto socioambiental da adoção do carro elétrico no Brasil |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |