De eros aos fantasmas do olhar: uma arquiologia do desejo

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De eros aos fantasmas do olhar: uma arquiologia do desejo

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Müller, Marcos José
dc.contributor.author Borges, Luiza de Aguiar
dc.date.accessioned 2018-06-19T04:04:29Z
dc.date.available 2018-06-19T04:04:29Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other 352438
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187195
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2017.
dc.description.abstract Essa dissertação parte do princípio de que, do mesmo jeito que Aby Warburg pensou a história da arte como passível de desmontagens e recombinações, apoiadas por uma fórmula de pathos, seria possível pensar a sobrevivência de determinados motivos na história literária. Nesse trabalho, o que se pretende analisar são as relações entre desejo, fantasia e olhar em três momentos da literatura: primeiro, realiza-se a desmontagem do Eros da lírica grega e do Cupido do romance latino, ensaiados por Safo, Íbico e Anacreonte, assim como por Apuleio para, através de um diálogo entre movimento e distância, fazer possível o mapeamento dos fragmentos desse Eros e de suas ramificações tanto na literatura medieval principalmente no Duecento italiano , quanto na literatura contemporânea, especialmente de Machado de Assis em Dom Casmurro e de Guimarães Rosa, em Grande sertão: veredas e em Quadrinho de estória, conto de Tutameia. A compreensão do movimento inconsciente dessas ruínas eróticas fomenta um modo de entender como a filosofia, a psicanálise e a crítica se apropriaram de ideias já presentes na literatura para elas mesmas desenvolverem seu próprio discurso do desejo.
dc.description.abstract Abstract: This dissertation assumes that, in the same way Aby Warburg considered art history as capable of detachments and recombinations, supported by a pathos formula, it would be possible to consider the survival of certain motifs in literary history. What we intend to analyze here are connections between desire, fantasy and gaze in three literary moments: first, we deconstruct the Greek lyric Eros and the Latin novel Cupid in works by Sappho, Ibycus and Anacreon, and also by Apuleius, as to, through a dialogue between the concepts of movement and distance, map the fragments of that same Eros and its ramifications through medieval literature mainly the Italian Duecento , and contemporary literature, specially in Machado de Assis Dom Casmurro and in Guimarães Rosa's Grande sertão: veredas and Quadrinho de estória, one of Tutameia's short stories. The grasp of this erotic ruins' unconscious movement encourages a way of understanding how philosophy, psychoanalysis and critique appropriated ideas already present in literature in a way they could develop their own discourse of desire. en
dc.format.extent 130 p.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Literatura
dc.subject.classification Desejo
dc.subject.classification Desejo na literatura
dc.subject.classification Olhar
dc.title De eros aos fantasmas do olhar: uma arquiologia do desejo
dc.type Dissertação (Mestrado)


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