Title: | A representação do objeto museológico na época de sua reprodutibilidade digital |
Author: | Padilha, Renata Cardozo |
Abstract: |
Com o intuito de atender as necessidades informacionais e comunicacionais do público heterogêneo da sociedade da informação e do conhecimento, as instituições museológicas vêm de maneira crescente inserindo os objetos museológicos no ambiente web. Nesse contexto, constata-se que os museus transpõem o objeto físico para o digital, por meio do processo de reprodutibilidade digital e, consequentemente, modificam seu formato e conteúdo, ou seja, ampliam-se as características informacionais intrínsecas e extrínsecas do objeto reproduzido. Em vista disso, o objetivo geral da tese foi investigar a representação dos objetos museológicos digitais pela perspectiva da reprodutibilidade técnica. Os objetivos específicos foram: a) Compreender a reprodutibilidade técnica e seus conceitos relacionados, a partir dos usos empregados na literatura da origem até a atualidade; b) Identificar no Modelo de Referência Conceitual CIDOC-CRM as classes que dialogam com a representação de objetos museológicos digitais na perspectiva da reprodutibilidade técnica e de seus conceitos relacionados; c) Discutir os conceitos selecionados da reprodutibilidade técnica à luz das classes identificadas no Modelo de Referência Conceitual CIDOC-CRM. Os procedimentos metodológicos foram desenvolvidos em três etapas. A primeira etapa da pesquisa (primeiro objetivo específico) caracterizou-se como uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório que buscou compreender os estudos de reprodutibilidade técnica e de seus conceitos relacionados da origem até a atualidade. Na segunda etapa de pesquisa (segundo objetivo específico), realizou-se uma análise documental no Modelo de Referência Conceitual CIDOC-CRM, a fim de extrair classes que representassem o objeto museológico digital. A terceira etapa de pesquisa (terceiro objetivo específico) foi conduzida por meio da interseção entre a reprodutibilidade técnica e a representação do objeto museológico digital. A pesquisa resultou na instrumentalização da categoria Informação do objeto museológico digital baseada na extração das classes do Modelo de Referência Conceitual CIDOC-CRM e na elaboração de uma lente investigativa para análise da representação do objeto museológico digital, denominada meta-representação, fundamentada pelos conceitos de reprodutibilidade digital, aura, validação da aura, unicidade e autenticidade. Conclui-se que o objeto museológico digital é um objeto com dimensão aurática, singular, que possui múltiplas possibilidades informacionais próprias que se somam às informações específicas do objeto museológico, salvaguardado no museu, no momento de sua reprodutibilidade digital. Abstract : With the purpose of meeting the informational and communicative needs of the heterogeneous public of the information society and of knowledge, the museums are increasingly inserting the museological objects in the web environment. In this context, it is verified that museums transpose the physical object to the digital, through the process of digital reproducibility and, consequently, modify its format and content, that is, the intrinsic and extrinsic informational characteristics of the reproduced object are enlarged. In view of this, the general objective of the research was to investigate the representation of digital museological objects from the perspective of technical reproducibility. The specific objectives were: a) to understand the technical reproducibility and its related concepts, from the uses used in the literature since its origin to the actuality; b) to identify in the Conceptual Reference Model CIDOC-CRM the classes that dialogues with the representation of digital museological objects in the perspective of technical reproducibility and its related concepts; c) Discuss the selected concepts of technical reproducibility in the light of the identified classes in the CIDOC-CRM Conceptual Reference Model. The methodological procedures were developed in three stages. The first stage of the research (first specific objective) was characterized as an exploratory bibliographic research that sought to understand the studies of technical reproducibility and its related concepts from its origin to a modernity. In the second stage of research (second specific objective), a documentary analysis was performed in the CIDOC-CRM Conceptual Reference Model, in order to extract classes that would have represent the digital museological object. The third stage of research (third specific objective) was carried out through the intersection between the technical reproducibility and the representation of the digital museological object. The research resulted in the instrumentalization of the category "Information of the digital museological object" based in the extraction of the CIDOC-CRM Conceptual Reference Model classes and in the elaboration of an investigative lens for the analysis of the representation of the digital museological object, called meta-representation, substantiated by the concepts of digital reproducibility, aura, aura validation, unicity and authenticity. It is concluded that the digital museological object is an object with auratic dimension, singular, that has multiple particular informational possibilities which are added to the specific information of the museological object, safeguarded in the museum, at the moment of its digital reproduction. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187088 |
Date: | 2018 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PCIN0169-T.pdf | 3.603Mb |
View/ |