A identidade como narrativa: histórias de contadores de histórias em Santa Catarina

DSpace Repository

A- A A+

A identidade como narrativa: histórias de contadores de histórias em Santa Catarina

Show full item record

Title: A identidade como narrativa: histórias de contadores de histórias em Santa Catarina
Author: Fleck, Felícia de Oliveira
Abstract: Este estudo objetivou apreender as relações entre a história de vida e a constituição da identidade profissional do contador de histórias atuante em bibliotecas catarinenses. Para isso, buscou-se conhecer as histórias que esses contadores narram a respeito de si mesmos; reconhecer as motivações que os levaram a se tornar contadores de histórias; perceber se as histórias escolhidas por eles em seu repertório os auxiliam na construção da sua identidade profissional; assim como entender suas percepções sobre a prática de contar no espaço da biblioteca. A pesquisa, do tipo qualitativa, tem como aporte teórico as concepções da sociologia das profissões e do interacionismo simbólico, na perspectiva do sociólogo francês Claude Dubar, que leva em conta a trajetória, a individualidade e a subjetividade do sujeito em sua relação com o mundo do trabalho. A metodologia empregada foi a história oral, por meio de entrevistas de história de vida. Foram entrevistados seis contadores de histórias profissionais, um de cada mesorregião de Santa Catarina, que atuam em bibliotecas públicas ou comunitárias. As categorias de análise utilizadas para tratar os depoimentos dos entrevistados foram: memória, lembranças de histórias e da relação com a leitura no contexto familiar e escolar; escolha profissional, a maneira como cada um se tornou contador de histórias, a influência familiar nas suas escolhas e na inserção ao mundo do trabalho; ser contador, que engloba a identidade para si e a identidade para o outro; e contar na biblioteca, a vivência de contar histórias no espaço da biblioteca, suas características e particularidades. O que sobressaiu em seus discursos é como cada história, como cada trajetória é única e se constitui de maneira subjetiva. Os caminhos profissionais foram se apresentando aos poucos; as experiências na família, na escola e as formações específicas em cursos e oficinas são percebidas por eles como significativas em sua constituição como contadores de histórias.Abstract : This study aimed to apprehending the relationships between life history and the constitution of the professional identity of the storyteller working in libraries in Santa Catarina. To achieve this, it sought to know the histories that these storytellers narrate about themselves; to recognize the motivations that led them to become storytellers; to see if the stories chosen by them in their repertoire help them in the construction of their professional identity; and, to understand the specificities of their practice in the library environment. The qualitative research has as theoretical support the conceptions of the sociology of professions and symbolic interactionism, from the perspective of the French sociologist Claude Dubar, which takes into account the trajectory, individuality and subjectivity of the individual in his relation with the world of work. The methodology used was oral history, through life history interviews. Six professional storytellers were interviewed, one from each mesoregion of Santa Catarina, who work in public or community libraries. The categories of analysis used to treat the interviewee?s testimonies were: memory, memories of stories and the relationship with reading in the family and school context; professional choice, the way each one became a storyteller, the family influence on their choices and their insertion in the world of work; being a teller, which encompasses identity for itself and identity for the other; and to tell in the library, the experience of telling stories in the library environment, its characteristics and particularities. What stood out in their speeches it was how each history, how each trajectory is unique and is constituted in a subjective way. The professional paths were gradually presented; experiences in the family and at school and the specific formations in courses and workshops are perceived by them as significant in their constitution as storytellers.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187063
Date: 2018


Files in this item

Files Size Format View
PCIN0176-T.pdf 950.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar