O Brasil em cena: negociando gênero, raça e sentidos de brasilidades em atividades culturais em Los Angeles (2015-2016)

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O Brasil em cena: negociando gênero, raça e sentidos de brasilidades em atividades culturais em Los Angeles (2015-2016)

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Título: O Brasil em cena: negociando gênero, raça e sentidos de brasilidades em atividades culturais em Los Angeles (2015-2016)
Autor: Alloatti, Magali Natalia
Resumo: Esta tese de doutorado tem como objetivo realizar uma análise das diversas identificações construídas, disputadas e negociadas em torno à cultura brasileira no contexto da migração em Los Angeles, em 2015- 2016. A pesquisa de campo foi realizada em vários pontos da cidade, locais onde ?acompanhei? atividades culturais nas quais brasileiros e brasileiras ? e alguns estrangeiros ? reconstruíram ?Brasis? imaginados a partir de festivais de dança, do carnaval e de shows artísticos, constituindo-se uma etnografia multi-situada. Por meio de uma abordagem qualitativa, busco examinar negociações envolvendo gênero, raça e etnicidade que expressam tensões que atravessam a circulação transnacional de significados, bens culturais, pessoas e práticas. Os sujeitos desta pesquisa são, em sua maioria, brasileiras e brasileiros, mas também cidadãos estadunidenses, que compartilham, de diferentes maneiras, espaços e eventos que entendo como cenas culturais nos quais são representados e negociados sentidos de brasilidade. Por meio de um estudo de cunho etnográfico, busco trabalhar quatro questões centrais que estruturam os capítulos desta tese. Primeiramente, apresento o percurso de campo apresentado informações sobre espaços e agentes que conheci ao longo do meu trabalho de pesquisa, reconstruindo trajetórias migratórias e examinando espaços institucionais como a UCLA e o Consulado brasileiro em Los Angeles. No capítulo três, proponho uma análise de algumas atividades culturais a partir da perspectiva interseccional: utilizando o conceito de gênero como elemento central, aprofundo em tópicos como preconceito, estigma, corpo e a imagem da mulher brasileira. O quarto capítulo, traz uma análise do empreendedorismo étnico, destacando aspectos como renda, concorrência, recursos étnicos e de classe e oferece no final uma discussão dos principais resultados dos dois capítulos. O quinto capítulo examina práticas e narrativas que legitimam posições e versões consagradas do samba, forró e as danças Orixás, destacando imaginários locais e o papel dos agentes envolvidos como mediadores culturais. As considerações finais oferecem uma discussão sobre os processos, fluídos e cambiantes de identificações étnicas, enfatizando a rearticulação de raça e gênero no contexto da migração na construção de sentidos de brasilidades.Abstract : This thesis aims to analyze diverse identifications assembled, disputed and negotiated around Brazilian culture in Los Angeles, in 2015-2016. Designed as a multi-sited ethnography, the fieldwork was conducted in several points of the city, ?following? various cultural activities. Through these events, Brazilian women and men, as well as foreigners, build imagined ?Brazils? based on dance festivals, carnivals and artistic shows. Through a qualitative approach, I seek to examine negotiations around gender, race and braziliannes which express tensions influenced by transnational circulations of meanings, cultural goods, people and practices. The subjects that participated in this research are mostly Brazilians, yet some American citizens were included, that share spaces and spectacles that are defined as cultural scenes. By means of an ethnographic investigation, I seek to answer four main questions, which structure the four chapters of this thesis. Firstly, I retrieve some information on spaces and agents I identified during my fieldwork. I summarize some migratory trajectories and examine institutional spaces such as UCLA and the Brazilian Consulate in Los Angeles. Chapter three brings an intersectional analysis of some cultural activities. Utilizing gender as an axis, I delve into topics like prejudice, stigma, body and the image of the Brazilian woman. The fourth chapter offers a detailed exam on ethnic entrepreneurship, paying special attention to income, competition, ethnic and social class resources and a final discussion about the main findings of both chapters. The last chapter examine practices and narratives that legitimize positions and endorsed versions of samba, forró and Orixás dance. I do this by exploring local imaginaries and the role of agents who act as cultural mediators. The final remarks propose a discussion about the processes of defining ethnic identities. Understanding the latter as fluid and ever changing, I concentrate in the articulation of gender and race in a transnational context providing new meanings of brazilianess.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2017.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186515
Data: 2017


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