Title: | Os recursos educacionais digitais para o ensino de Física Moderna e Contemporânea nos Repositórios INROA, BIOE e Portal do Professor |
Author: | Silvano, Wellington Fernandes |
Abstract: |
RESUMO Este trabalho visa compreender quais recursos educacionais digitais de Física Moderna Contemporânea (FMC) – tais como vídeos, áudios, textos e simulações – estão disponibilizados nos repositórios INROA, BIOE e Portal do Professor. Ao realizar investigações, percebeu-se que pouco se sabe sobre os recursos presentes nos repositórios brasileiros de recursos educacionais, o que dificulta sua promoção e consequentemente seu uso. Assim, buscou-se apresentar possibilidades e indicar recursos que possam amparar a prática pedagógica escolar, apoiado pela temática FMC, dando subsídios a professores que busquem introduzir práticas, conceitos, ideias e tecnologias advindos da física desenvolvida a partir do início do século XX. Ressalta-se neste trabalho a importância de que estudantes do Ensino Médio tenham contato com essas temáticas, pois darão sentido à Física, fazendo relações com o mundo que os cerca. Sabe-se, no entanto, que são muitas as dificuldades de inserção de FMC ao currículo escolar e, por isso, buscou-se compreender, com base na literatura e em documentos norteadores da educação no Brasil – Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e orientações curriculares nacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais (PCN+) –, quais são as reais dificuldades dessa prática educativa. Por tratar de tecnologias na educação, optou-se por amparar a visão crítica na mídia-educação, que vem buscando compreender os efeitos e indicar o uso de mídias nessa área. A pesquisa realizada permitiu encontrar simulações, áudios, hipermídias, jogos, vídeos e guias didáticos, descrevendo cada um desses conjuntos de materiais. Esta pesquisa também permitiu uma breve análise dos guias voltados ao professor. Palavras-chave: Ensino de Física. Física Moderna e Contemporânea. Recursos Educacionais Digitais. Repositórios. ABSTRACT This work aims at digital educational resources of Contemporary Modern Physics - such as videos, audios, texts and simulations - made available in the INROA, BIOE and Portal do Professor repositories. When carrying out investigations, it was noted that their ability to obtain results in the repositories of educational human resources, which hinders their promotion and consequently their use. Thus, it was tried to present possibilities and indicate resources that could support the pedagogic practice supported by the FMC theme, giving subsidies to teachers who seek to introduce practices, concepts, ideas and technologies coming from the physics developed from the beginning of the XX century. I t is important to emphasize in this work the importance of high school students having contact with these themes, as they will give meaning to Physics, making relationships with the world around them. It is known, however, that there are many difficulties of insertion of Contemporary Modern Physics into the school curriculum and, therefore, we tried to understand, based on literature and guiding documents of education in Brazil - Law of Guidelines and Bases of Education, National Curricular Parameters and national curricular guidelines complementary to the national curricular parameters -, what are the real difficulties of this educational practice. Because it deals with technologies in education, it was chosen to support the critical vision in the media-education, which has sought to understand the effects and indicate the use of media in this area. The research made it possible to find simulations, audios, hypermedia, games, videos and didactic guides, describing each of these sets of materials. This research also allowed a brief analysis of teacher-directed guides. Keywords: Physics Education. Modern and Contemporary Physics. Digital Educational Resources. Repositories. |
Description: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186461 |
Date: | 2017-12-17 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
TCC - OS RECURS ... E PORTAL DO PROFESSOR.pdf | 1.373Mb |
View/ |