A prática de análise linguística nas aulas de língua portuguesa: por uma abordagem enunciativo-discursiva de base dialógica

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A prática de análise linguística nas aulas de língua portuguesa: por uma abordagem enunciativo-discursiva de base dialógica

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Title: A prática de análise linguística nas aulas de língua portuguesa: por uma abordagem enunciativo-discursiva de base dialógica
Author: Santos, Gabriela Debas dos
Abstract: O estudo desenvolvido nesta pesquisa teve como objetivo geral discutir as contribuições teórico-metodológicas dos escritos do Círculo de Bakhtin para a prática de análise linguística (PAL) nas aulas de Língua Portuguesa (LP) em contexto de Educação Básica, e apontar encaminhamentos teórico-metodológicos ao professor de Língua Portuguesa para o trabalho com a prática de análise linguística na sala de aula. Para tanto, a pesquisa fundamentou-se nos escritos do Círculo de Bakhtin, buscando compreender a concepção de língua(gem) bakhtiniana, especificamente quanto aos entendimentos sobre: sujeito, discurso, enunciado, gêneros do discurso, ideologia, e valoração social. Para além das contribuições do Círculo de Bakhtin, tratamos sobre as práticas de ensino e de aprendizagem de LP , a partir das unidades básica do ensino de LP, dos diferentes usos do termo gramática, da abordagem operacional e reflexiva da língua(gem), e do que é/de que se trata a PAL. A partir de todo esse embasamento, por meio de uma análise exploratória de matiz bibliográfico e documental, buscamos estabelecer uma relação entre as contribuições dos escritos do Círculo de Bakhtin e a perspectiva da PAL, propondo um caminho teórico-metodológico para uma prática de análise linguística de base dialógica para o contexto da Educação Básica. A partir de uma abordagem enunciativo-discursiva de base dialógico, propomos um caminho para o professor trabalhar com a PAL em sala de aula, pautado nas ideias de que: a língua(gem) é um fenômeno interacional; o sujeito da língua(gem) é um sujeito dialógica que está a todo tempo refazendo-se em suas prática sociais; a língua(gem) acontece por meio da interação verbal social; a comunicação se dá por meio de enunciações, as quais se dão em contextos e campos da atividade humana específicos; em cada campo da atividade humana há tipos relativamente estáveis de gêneros do discurso os quais materializam os enunciados; na comunicação discursiva, diferentes ideologias circundam os sujeitos dialógicos e as prática sociais; e as interações acontecem unicamente nas práticas sociais. Com base nesses pressupostos, concluimos que o trabalho com a língua(gem) deve seguir as prerrogativas de que: a PAL é uma das unidades do ensino de LP junto à leitura e à produção de textos; o texto-enunciado é a unidade básica desse ensino; o aprendizado se dá por meio das prática de uso e reflexão; as atividades epilinguísticas (sobretudo) e metalinguísticas são componentes do cenário do ensino; o trabalho com as variedades linguísticas deve fazer parte do aprendizado em questão; e, por fim, devem ser trabalhados tanto recursos linguísticos quanto recursos expressivos, por meio dos eixos uso-reflexão. Constatamos, a partir disso, que o ensino de LP em sala de aula precisa acontecer pautado nos sujeitos e suas especificidades, entendendo que os contextos sócio-histórico-culturais diferem-se a todo tempo, e assim caminham juntamente às individualidades da língua(gem) e às demandas dos sujeitos no que tange aos seus anseios discursivos.The aim of the study developed in this research was to discuss the theoretical and methodological contributions of Bakhtin Circle s writings for linguistic analysis practice (LAP) in Portuguese language (PL) classes, and suggest theoretical and methodological referrals to the PL teacher, to use de LAP in Portuguese classes. Therefore, the research took theoretical basis in Bakhtin Circle s writings, seeking to comprehend the Bakhtinian conception of language, especially about individual, discourse, enunciation, speech genres, ideology and social evaluation. Beyond this contribution, it was also discussed about PL teaching through a revision of Brazil s PL teaching history. Likewise, it was sought to bring comprehensions about the basic units of PL teaching, the different uses of grammar word, the operational and reflexive approach to language, and the LAP particularities. Considering this theoretical background, through and exploratory analysis based on bibliographical and documental searches, it was sought to establish a relation between Bakhtin Circle s contribution and LAP perspective, creating a theoretical and methodological approach to work with LAP in Portuguese classes. With it, it was possible to suggest a path to the teacher based on the following ideas: the language is an interaction occurrence; the language speaker is a dialogical individual who is at all times rebuilding itself through the social practices; communication happens through enunciations, which occur in specific contexts; in each sphere of human activity there are relatively stable types of speech genres; in discursive communication the ideologies surround the social individuals and their social practices; social interactions happens only in social practices. Based on this theoretical support, it is concluded that the language teaching should follow these directions: the LAP is one of the PL teaching units; the enunciation-text is the basic unit of its teaching practice; the apprenticeship occurs through use and reflexion practices; epilinguistic and metalinguistic activities are part of the teaching set; linguistic varieties must be part of the apprenticeship of language; and, lastly, both linguistic and expressive resources must be considered in Portuguese classes. From all of this, it was verified that the PL teaching should happen based on the individuals and their specificities, perceiving that social-historical-cultural contexts are different and then they walk together with language particularities and the individual s demands about their discursive wishes.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2017
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186138
Date: 2017


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