Presença da associação de pais e professores em uma escola municipal de Tijucas: sucessos ou impasses na aplicação dos recursos do PDDE?

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Presença da associação de pais e professores em uma escola municipal de Tijucas: sucessos ou impasses na aplicação dos recursos do PDDE?

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Elizabeth Farias da
dc.contributor.author Viricimo, Luan
dc.date.accessioned 2018-04-24T19:07:03Z
dc.date.available 2018-04-24T19:07:03Z
dc.date.issued 2017-12
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185835
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. pt_BR
dc.description.abstract O Governo Federal, pautado na mística ideia de incentivar a gestão democrática nas escolas, tentando efetivar assim mais autonomia e gestão eficaz nas unidades de ensino, e também na tentativa de estimular a presença dos pais e comunidade, criou no ano de 1995 o Plano de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (PMDE), que sofreu grandes mudanças até chegar em 2008 no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Esse programa destina recursos financeiros da União para as Unidade Escolas em caráter suplementar. Esse auxilio é repassado para as contas das Associação de Pais e Professores (APP), que são responsáveis pela aplicação, controle e prestação de contas. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo caracterizar a APP, e investigar como acontece a sua relação com a escola, através, sobretudo, da análise da legislação que caracteriza a Associação, revisão histórica sobre a instituição, ata das três reuniões e entrevista com a diretora do Pré Escolar Criança Feliz, localizado em Tijucas, Estado de Santa Catarina. pt_BR
dc.description.abstract The Federal Goverment, organizing the idea to stimulate a democratical administration at school, searching so for more autonomy and eficient administration in school units, and also tri to estimulate the presence of parents and community, created in the year of 1995 the Plan of Maintenance and Development of Fundamental Schooling (PMDFS), wich suffered great changes til come close in 2008 to the Program Direct Money at School (PDMS). This program is destinating federal financial recourses to the School Units in supplementary charactery. This reinforcement is passed to the account of the Association of Parents and Teachers (APT), who is responsible for the aplication, control and rendering of accounts. This way, the objective of the present article is to define the APT and investigate how occur their relationship to the school, through, at all, of the analysis of legislation which define the APT, historical verification about the institute, record of the reunions and interview with the diretor of the preschool Criança Feliz, placed in Tijucas, State of Santa Catarina. pt_BR
dc.format.extent 71 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject Associação de Pais e Professores (APP). pt_BR
dc.subject Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). pt_BR
dc.subject Gestão Democrática. pt_BR
dc.subject Association of Parents and Teachers(APP). pt_BR
dc.subject Program Direct Money at School. pt_BR
dc.subject Democratical Administration. pt_BR
dc.title Presença da associação de pais e professores em uma escola municipal de Tijucas: sucessos ou impasses na aplicação dos recursos do PDDE? pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Luan Viricimo TCL.pdf 650.1Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar