dc.contributor.author |
Costa, David Antonio da |
|
dc.date.accessioned |
2018-04-10T01:20:24Z |
|
dc.date.available |
2018-04-10T01:20:24Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.citation |
COSTA, D. A.. A emergência da disciplina História da Educação Matemática. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 16, p. 653-665, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185333 |
|
dc.description |
Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/40893 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A História da Educação Matemática (HEM) se constitui como um campo disciplinar: possui integrantes de grupos que compartilham conhecimentos, métodos, programas e conteúdo de referência movidos por consensos que se autorregulam. O objetivo deste artigo é apresentar como a HEM se institui no tempo fazendo um paralelo com a constituição de outro campo anterior: a Educação Matemática. O texto dialoga com autores da História da Matemática (SCHUBRING, 2014); Educação Matemática (KILPATRICK, 1996), História da Educação Matemática (VALENTE, 2014) e História das Ciências (LENOIR, 2004). No final, apresentam-se considerações acerca da disciplina História da Educação Matemática implementada em um curso de licenciatura de uma universidade federal. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Cadernos de História da Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina |
pt_BR |
dc.subject |
Campo disciplinar |
pt_BR |
dc.subject |
História da educação matemática |
pt_BR |
dc.title |
A emergência da disciplina História da Educação Matemática |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |