Estratégias de crescimento empresarial para E-commerce’s: um estudo à área de moda do setor de luxo brasileiro

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Estratégias de crescimento empresarial para E-commerce’s: um estudo à área de moda do setor de luxo brasileiro

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Campos, Fred Leite Siqueira
dc.contributor.author Neves, Luiz Gustavo Delfino Silva
dc.date.accessioned 2018-03-09T17:16:50Z
dc.date.available 2018-03-09T17:16:50Z
dc.date.issued 2018-02
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185005
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa apresenta estratégias de crescimento de empresas que comercializam artigos de luxo do setor de moda, no Brasil, por meio de e-commerce’s. Para isto, este trabalho elucida pontos que melhoram a compreensão de como o setor de luxo pela internet, têm crescido a taxas significativas; sobre as mudanças no padrão de comportamento das pessoas que consomem produtos de luxo; e como a entrada da chamada “era digital”, na década de 1980 e o desenvolvimento de diversas inovações tecnológicas (que permitiram uma melhor comunicação e ferramentas de pesquisa entre empresas e universidades) ajudaram a chegar nesse processo. É mostrado que pessoas começaram a criar novos hábitos relacionais, e, como consequência disso, conceitos como o “luxo”, que em sua forma tradicional significava exclusividade, raridade, ostentação etc., foram remodelados. O luxo, à sociedade contemporânea, gerada a partir da década de 1980 contrapôs-se ao modelo tradicional do conceito de luxo, pois, tornou-se muito mais adepto a elementos com caráter subjetivos e emocionais, e, com isso, o conceito de luxo sofreu adaptações. No novo conceito de luxo a valorização da “simplicidade” passou a ter um apelo muito mais forte. Analisando-se esse cenário, as empresas se aperfeiçoaram no desenvolvimento estratégias de crescimento que possibilitassem a utilização dos conceitos de crescimento empresarial dentro do mercado digital, atingindo resultados satisfatórios e tornando a internet um dos canais mais rentáveis para o segmento de luxo no setor de moda. Deve-se salientar, ainda, que o setor de moda é altamente pulverizado e o empresário deste segmento, por muitas vezes, tem que competir de maneira desigual com empresas na informalidade, tornando as margens de lucro das demais empresas do setor menores, e como consequência disso surgiram inovações estratégicas que trouxeram resultados significativos para os e-commerce’s de moda. Foi possível observar a aplicação de estratégias competitivas nos e-commerce’s de moda, tais como: estratégias de diferenciação, enfoque, liderança em custos e internacionalização. Cada uma delas sempre aplicada em conjunto com algum conceito de marketing ou estratégia específica para o mercado digital, com o objetivo de atrair um público ultra segmentado, (aqui o consumidor de artigos de moda de luxo). O trabalho mostra a adesão das grandes grifes às lojas virtuais, fazendo com que a internet seja um canal de vendas rentável às empresas.A presente pesquisa apresenta estratégias de crescimento de empresas que comercializam artigos de luxo do setor de moda, no Brasil, por meio de e-commerce’s. Para isto, este trabalho elucida pontos que melhoram a compreensão de como o setor de luxo pela internet, têm crescido a taxas significativas; sobre as mudanças no padrão de comportamento das pessoas que consomem produtos de luxo; e como a entrada da chamada “era digital”, na década de 1980 e o desenvolvimento de diversas inovações tecnológicas (que permitiram uma melhor comunicação e ferramentas de pesquisa entre empresas e universidades) ajudaram a chegar nesse processo. É mostrado que pessoas começaram a criar novos hábitos relacionais, e, como consequência disso, conceitos como o “luxo”, que em sua forma tradicional significava exclusividade, raridade, ostentação etc., foram remodelados. O luxo, à sociedade contemporânea, gerada a partir da década de 1980 contrapôs-se ao modelo tradicional do conceito de luxo, pois, tornou-se muito mais adepto a elementos com caráter subjetivos e emocionais, e, com isso, o conceito de luxo sofreu adaptações. No novo conceito de luxo a valorização da “simplicidade” passou a ter um apelo muito mais forte. Analisando-se esse cenário, as empresas se aperfeiçoaram no desenvolvimento estratégias de crescimento que possibilitassem a utilização dos conceitos de crescimento empresarial dentro do mercado digital, atingindo resultados satisfatórios e tornando a internet um dos canais mais rentáveis para o segmento de luxo no setor de moda. Deve-se salientar, ainda, que o setor de moda é altamente pulverizado e o empresário deste segmento, por muitas vezes, tem que competir de maneira desigual com empresas na informalidade, tornando as margens de lucro das demais empresas do setor menores, e como consequência disso surgiram inovações estratégicas que trouxeram resultados significativos para os e-commerce’s de moda. Foi possível observar a aplicação de estratégias competitivas nos e-commerce’s de moda, tais como: estratégias de diferenciação, enfoque, liderança em custos e internacionalização. Cada uma delas sempre aplicada em conjunto com algum conceito de marketing ou estratégia específica para o mercado digital, com o objetivo de atrair um público ultra segmentado, (aqui o consumidor de artigos de moda de luxo). O trabalho mostra a adesão das grandes grifes às lojas virtuais, fazendo com que a internet seja um canal de vendas rentável às empresas. pt_BR
dc.format.extent 94 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis,SC pt_BR
dc.subject moda, e-commerce, luxo, estratégias de crescimento empresarial pt_BR
dc.title Estratégias de crescimento empresarial para E-commerce’s: um estudo à área de moda do setor de luxo brasileiro pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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Monografia do Luiz Gustavo Delfino Silva Neves.pdf 2.421Mb PDF View/Open

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