Abstract:
|
O acesso à informação no mundo, na esfera pública, é considerado um direito fundamental, defendido em declarações, convenções e leis. Em 2011, foi sancionada no Brasil a Lei de Acesso à Informação. Essa lei destaca as regras/ações para a publicidade das informações. O presente trabalho se localiza nesse contexto utilizando um checklist com a finalidade de explorar problemas de transparência em sites existentes, com uma tentativa de identificar esses problemas. O checklist utilizado é adaptado a partir do checkTrans, do qual algumas ações foram excluídas ou adaptadas - por tratar de ações relacionadas ao desenvolvimento de software - pois os sites avaliados encontravam-se já finalizados. O checklist adaptado foi utilizado na avaliação de 31 sites de instituições de ensino superior através da execução de tarefas predefinidas, observando-se a conformidade com as ações sugeridas no checklist. Os resultados foram armazenados em uma matriz e analisados quantitativamente. A análise desses resultados identificou evidências de uma relação entre qualidade do ensino das instituições de ensino superior com o grau de conformidade com as ações sugeridas. Ela também apontou para a existência de problemas de transparência em todos os sites analisados, indicando onde as ações corretivas devem ser concentradas. |