Simulação numérica de um motor de ignição por compressão yt22e em baixa rotação usando avl-boost

DSpace Repository

A- A A+

Simulação numérica de um motor de ignição por compressão yt22e em baixa rotação usando avl-boost

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cancino, Leonel Rincon
dc.contributor.author Wisnieski, Lucas
dc.date.accessioned 2017-12-15T14:02:27Z
dc.date.available 2017-12-15T14:02:27Z
dc.date.issued 2017-12-15
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182292
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva. pt_BR
dc.description.abstract Veículos movidos a motores de combustão interna são responsáveis pela maior parte da locomoção do mundo moderno, sua principal fonte de energia baseia-se na queima de combustíveis fósseis. Devido a queima desses combustíveis (na sua maioria hidrocarbonetos), as principais espécies químicas de poluentes são emitidas, sendo elas o monóxido de carbono, compostos orgânicos como hidrocarbonetos não queimados, particulados, óxidos sulfurosos e óxidos nitrogenados. Devido a crescente e necessária preocupação ambiental as normas a respeito das emissões são periodicamente revistas. Existem diversas técnicas para reduzir estes poluentes, podendo ser aplicadas durante o processo de combustão ou após o processo de combustão. Porém é necessário fazer testes e experimentos que demandam muito tempo e dinheiro, O atual trabalho realiza uma simulação numérica de um motor diesel, utilizando o software AVL BOOST ®, comparando com os dados experimentais desse mesmo motor de combustão por compressão. O objetivo é analisar este motor diesel obtendo a diferença entre a simulação e os dados experimentais do motor, verificando a viabilidade da simulação. Após a simulação foi possível obter resultados como parâmetros de performance, consumo específico de combustível e taxa de liberação de calor. Apesar da dificuldade para implementar alguns parâmetros na hora da simulação, a utilização de ferramentas computacionais prediz o comportamento de um motor diesel de maneira satisfatória, facilitando a implementação de novas tecnologias. pt_BR
dc.format.extent 54 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Motores de combustão interna, AVL BOOST, Diesel, Simulação pt_BR
dc.title Simulação numérica de um motor de ignição por compressão yt22e em baixa rotação usando avl-boost pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC_Lucas_Wisnieski.pdf 1.719Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar